O Que é o Ecoturismo?

O ecoturismo (também chamado de turismo sustentável) pode ser definido por uma variedade de práticas de viagem, mas tudo se resume a um conjunto geral de idéias. Como um turista ecológico, você decide viajar de uma maneira que mostre respeito à natureza e não contribua para sua degradação.

Além disso, o ecoturismo faz parte da conservação ambiental e da compreensão de quais são as necessidades das pessoas locais da área, para que você possa ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Também envolve aprender mais sobre a história de outras cidades e preservar os marcos históricos.

Importância do ecoturismo

Quando pensamos nas alegrias que acompanham as aventuras de viajar, muitas vezes imaginamos viagens emocionantes a lugares bonitos, adequados para uma fotografia perfeita, comidas únicas que você não encontrará em casa e encontros com pessoas muito diferentes daquelas que estamos acostumados.

O turismo nos permite fazer mais do que apenas aprender fatos sobre vários locais. Ele nos permite mergulhar nas culturas e estilos de vida dos outros e deixa impressões duradouras que provavelmente não serão esquecidas.

O ecoturismo é valioso para as pessoas e o planeta

As recompensas que acompanham a novidade e as experiências satisfatórias de aprendizado das viagens são insubstituíveis e esses benefícios podem ser aprimorados pelo ecoturismo.

Como um turista ecológico, você viaja com mais do que satisfação pessoal em mente. Você ajuda o planeta e permite que as pessoas levem uma vida mais gratificante.

As comunidades locais, especialmente aquelas que não prosperam por meios industriais, poderiam se beneficiar muito dos turistas que respeitam suas terras enquanto fornecem financiamento adicional.

Em regiões intactas, nos é oferecida uma experiência de turismo que nos lembra as qualidades encantadoras da natureza e somos geralmente apresentados a acolher residentes.

Turismo sustentável é uma experiência de aprendizado para todos os envolvidos

Quanto mais sabemos sobre um lugar, nosso amor e admiração crescem e nos inspiram a protegê-lo. Guias de turismo são instruídos em um nível mais profundo, a fim de compartilhar conhecimento com os visitantes, enquanto os turistas apreciam a beleza do novo ambiente.

Além do apelo visual, está a nova perspectiva que vem com a aprendizagem do significado histórico e ambiental de terrenos e edifícios desconhecidos. À medida que exploramos lugares desconhecidos com um espírito de curiosidade e bondade, iniciamos discussões importantes com os habitantes locais e outros visitantes.

Através de suas histórias, temos uma visão interna de quais são as necessidades e desejos das pessoas. Infelizmente, alguns turistas são vistos como visitantes rudes que criam inconvenientes para os residentes. Os moradores locais costumam ficar aborrecidos com o aumento do tráfego, demandas irracionais e a incapacidade dos turistas de entender e respeitar as expectativas culturais e os códigos de vestuário.

Quando você conhece pessoas enquanto viaja de maneira sustentável, o entendimento mútuo permite que todas as partes envolvidas aprendam umas com as outras.

Você é capaz de dizer aos outros de onde você é e mostrar a eles que gostaria de visitar a área sem perturbar o modo de vida deles ou desrespeitar seus valores.

Ao mostrar aos estranhos que você se importa com os sentimentos e preocupações deles, eles o veem como um representante de sua casa e como um aliado. Isso cria um senso de unidade e sensibilidade cultural.

Ecoturismo promove estabilidade econômica

Vivemos em um mundo muito diverso, cheio de pessoas ecléticas que vivem fora da terra e dependem do que a natureza oferece. As atrações turísticas comerciais podem ser colocadas em uma área específica, mas isso não significa que elas devolvam essas comunidades.

Em vez disso, as grandes empresas tendem a mudar o modo de vida de alguns nativos, dependendo do que será mais lucrativo. Quando isso acontece, os habitantes locais costumam se mudar e ficam devastados tanto no nível físico quanto emocional, devido ao estresse causado pela mudança.

Muitas dessas culturas indígenas foram iludidas ou destruídas por completo para se estabelecerem no turismo, mas não precisa ser assim. Viajar para as atrações locais oferece experiências emocionantes e o financiamento que você fornece a esses lugares é compartilhado entre a comunidade, contribuindo para mais empregos e um impulso na economia local.

Tornamo-nos mais sensíveis através do ecoturismo Infelizmente, muitas das experiências de viagem em que participamos não levam em consideração como isso afeta nosso planeta e o bem-estar das pessoas. Existem muitas atrações populares que são insensíveis ao meio ambiente e aos animais.

Esses lugares continuam a ganhar muito dinheiro porque muitas pessoas desconhecem os danos e as dores que isso causa, simplesmente encarando-o como diversão.

Por outro lado, atrações menos conhecidas podem não ser capazes de anunciar ou hospedar um grande número de convidados de uma só vez, mas merecem a publicidade e o financiamento para ajudá-los a seguir em frente.

Quando visitamos esses lugares e contamos a outras pessoas sobre a experiência, estamos ajudando a promover negócios ecológicos e a mantê-los em operação.

Ecoturismo reduz pegada de carbono

Quando você viaja, o deslocamento é uma parte importante da experiência. Alguns optam por alugar carros e dirigir, enquanto outros tomam aviões ou trens. O deslocamento é inevitável quando se viaja, mas existem maneiras aventureiras de reduzir o transporte, o que aumenta a poluição do ar.

Durante uma viagem, explore áreas guiadas que oferecem passeios a pé.

Divirta-se descobrindo os tipos únicos de transporte compartilhado que cada cidade oferece, como bondes e ônibus híbridos que oferecem meios confortáveis ​​de viajar para turistas e moradores locais.

Animais sofrem quando não viajamos de forma sustentável

Pequenas empresas estão trabalhando para salvar espécies de extinções e o apoio monetário as ajuda nessa missão. Em muitas atrações importantes, os animais são engaiolados injustamente ou forçados a participar de apresentações que lhes causam estresse e desconforto.

Em vez de pagar para ver os animais em cativeiro, faça passeios turísticos para vê-los brincando em seus habitats naturais. Há também trilhas para caminhadas que esperam ser exploradas, que oferecem vistas coloridas da natureza e encontros próximos com diversas espécies.

Planejar viajar de maneira sustentável está mais fácil do que nunca

O turismo está entre, se não a indústria mais popular do mundo. Quanto menos sustentável viajamos, mais permitimos hábitos destrutivos que impactam negativamente o meio ambiente. Por exemplo, existem grandes quantidades de lixo e resíduos frequentemente deixados para trás quando um grande número de pessoas se reúne em eventos que não incentivam o uso de lixeiras, contribuindo enormemente para a poluição. Devido à sua capacidade de atrair e conectar pessoas, as viagens podem ser especialmente poderosas como uma maneira de preservar o meio ambiente.

O planejamento e a pesquisa adequados permitem que os turistas encontrem alternativas ecológicas agradáveis ​​tanto para viajantes individuais quanto para famílias.

Existem muitas ferramentas online e empresas de viagens que podem ajudá-lo a reservar experiências incríveis que são boas para o meio ambiente.

Com tantos avanços na tecnologia, você pode planejar facilmente suas próprias viagens para vários destinos em um curto período de tempo, se um consultor de viagens não for uma opção desejável.

Princípios do ecoturismo

O ecoturismo trata de viagens responsáveis ​​a áreas naturais que promovem a conservação, trazem harmonia entre as comunidades e sustentam o bem-estar da população local.

As pessoas que implementam e participam de atividades de ecoturismo devem adotar os seguintes princípios de ecoturismo:

  • Minimização dos impactos físicos, sociais, comportamentais e psicológicos.
  • Construir consciência e respeito ambiental e cultural.
  • Fornecer experiências positivas para visitantes e pessoas locais.
  • Fornecer benefícios financeiros diretos para a conservação ambiental..
  • Ofereça experiências interpretativas memoráveis ​​aos visitantes que ajudam a aumentar a sensibilidade para esta maneira de fazer turismo.
  • Projetar e construir instalações de turismo de baixo impacto na natureza.

Variedade de benefícios do ecoturismo

Ao viajar, você não apenas aprende sobre os outros e ensina sobre seus modos de vida, mas também aprende mais sobre si mesmo do que poderia imaginar.

O ecoturismo nos dá uma visão completamente diferente do mundo e nos desafia a abrir nossas mentes para diferentes maneiras de pensar. Aprecie as diferentes variedades de música e estilos de roupa que você será apresentado durante suas viagens.

As pessoas assistem para ver o quão intrigantes as interações entre os locais podem ser. Muitos lugares têm apresentações ao ar livre, onde você pode dançar e se misturar com os habitantes locais que gostam de compartilhar histórias e conhecer turistas.

Você pode passar o dia em trajes de banho e pranchas de surf ou em trajes formais em apresentações de ópera. Você notará que, não importa para onde viaja, há experiências distintas a serem vividas.

Todo mundo anseia por uma sensação de empolgação em suas vidas e as viagens ecológicas entretêm o que busca emoções em você. Existem muitas aventuras sustentáveis ​​em terra e debaixo d’água. Faça mergulho e snorkel para explorar as profundezas da água sem perturbar a vida marinha e os corais, ou fazer caminhadas e tirolesa pelas florestas.

Seu vocabulário também aumenta à medida que você assume sotaques diferentes e aprende termos com os quais não estava familiarizado, tornando-o um orador mais completo. Isso pode ser benéfico em ambientes profissionais e adiciona uma sensação de entusiasmo quando você volta para casa para compartilhar as memórias duradouras que criou.

A história ganha vida própria para eco-turistas. Se você quiser sentir que voltou no tempo, pode aproveitar a sensação, a comida e a atmosfera de lugares do passado com base em onde decide visitar.

Faça um tour pelas cidades com edifícios preservados e restaurados que têm valor histórico e religioso. Castelos e monumentos de grandes eventos que moldaram a história e a política de vários lugares podem ser visitados com freqüência, e a arquitetura e o design por si só o surpreenderão. As lembranças são sempre originais e podem mantê-lo iluminado nos dias mais sombrios.

Você pode criar suas próprias lembranças com fotografias que tira de lugares incríveis ou mostrar aos locais que você apoia seus talentos comprando itens artesanais que eles fizeram.

O impossível não parece mais impossível. Há tantos lugares que vemos que são lindos e parecem tão distantes. Quando você finalmente alcança o destino dos sonhos, mostra a si mesmo que o impossível pode ser alcançado e que você pode realizar seus sonhos mais difíceis.

Compartilhe!