Guia Turístico Completo de Bonito: Saiba o Que Visitar!

Bonito fica no Pantanal Sul Mato-grossense, uma área impressionante de áreas úmidas, perto da fronteira com a Bolívia e o Paraguai. É como uma Amazônia mais ao sul. A cidade grande mais próxima é a capital do estado de Campo Grande. 

Bonito tem um aeroporto, mas os voos são pouco frequentes, e a maioria das pessoas voa para Campo Grande e faz o resto da viagem por estrada. As colinas suaves em torno de Bonito escondem as joias mais incríveis. De cavernas em forma de catedral a rios cristalinos repletos de peixes incrivelmente coloridos, Bonito é a ideia de paraíso para os ecoturistas e vale mais a pena a longa jornada para chegar lá.

O ecossistema de Bonito é frágil, portanto, todas as atividades na área têm limites estritos e as entradas para os passeios devem ser comprados com antecedência. 

Onde fica

Bonito é a capital do ecoturismo no Brasil e fica a aproximadamente 3 horas de carro das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, no estado de Mato Grosso do Sul

As atrações naturais que Bonito tem a oferecer incluem passeios a cavalo, rios cristalinos, belas cavernas e florestas intocadas, por isso não é de admirar que Bonito seja um destino muito popular entre os brasileiros.

Quando é a melhor época para visitar

Como Bonito é um destino muito popular entre os brasileiros, a alta e a baixa sazonalidade são definidas pelos feriados nacionais. É mais do que recomendado evitar a alta temporada, como a cidade está cheia, é mais difícil reservar uma atividade e também os preços são muito mais altos.  

O que fazer

Bonito definitivamente pertence a um dos lugares mais interessantes para se visitar no Brasil. Não é à toa que é um dos lugares mais visitados pelos brasileiros, e nem todos podem se dar ao luxo de visitar a cidade. 

A coisa mais popular a fazer em Bonito é definitivamente o mergulho no rio, que também é oferecido por vários fornecedores em diferentes rios ou partes de rios. Você pode descobrir a vida subaquática no Rio do Prata, Rio Formoso ou Rio Sucuri. 

Rio da prata

Entrando no ‘Rio de Prata’ é como mergulhar em um aquário. As cores da vida das plantas e dos peixes são incrivelmente vivas. Você veste sua roupa de mergulho e máscara e deixa a corrente levá-lo suavemente pelo rio, maravilhado com a clareza deste mundo subaquático. 

Abismo Anhumas

O “abismo dos Anhumas” pode ser significativamente um dos passeios mais legais que você pode fazer em bonito. Depois de uma sessão de treinamento na cidade, você segue para as colinas, se arrumando e depois se abaixa em uma fenda na superfície da terra. Você surge em um espaço cavernoso, semelhante a uma catedral, pendurado acima da superfície escura da água abaixo. 

Chegando na plataforma flutuante, você é levado em um passeio de barco para ver os cantos ocultos da caverna, e depois entra em sua roupa de mergulho e quebra a superfície da água. Você sente que entrou em outro mundo, com cones majestosos que parecem pertencer a outro planeta que se ergue das profundezas da caverna.

Se você tem uma licença de mergulho, pode ficar muito mais próximo e pessoal desses cones, mas o mergulho com snorkel ainda é uma experiência de tirar o fôlego. 

Boca da onça

O edifício da recepção, com um design bonito, está situado no topo de uma ladeira com belas vistas sobre a floresta. O passeio leva você a um passeio pelas árvores antigas, visitando várias cachoeiras, cada uma mais impressionante que a anterior. 

O clímax é a própria cachoeira Boca de Onca, assim chamada porque você pode ver a cabeça de uma onça na cachoeira. Esta é a cachoeira mais alta do estado e é incrivelmente bonita. 

Você apreciará o quão alto é quando precisar subir as centenas de escadas que o levarão de volta ao topo! 

Aquário Natural

O ‘aquário natural’ não é tão conhecido como o Rio da Prata, mas é tão bom quanto. Você veste sua roupa de mergulho e máscara e entra no rio exatamente onde ele brota das rochas. Ao nadar, você pode ver as bolhas escapando do leito do rio e observar as cores incríveis das plantas e dos peixes. 

Não há nada mais relaxante do que mergulhar com snorkel em um rio, deixar a correnteza levá-lo e ver os juncos balançarem e os peixes entrarem e saírem da vida vegetal. Na caminhada de volta, há um calçadão que o leva sobre um lago que abriga alguns caimões resgatados.

Nascente Azul

Nascente Azul significa primavera azul, e o destaque desta viagem de mergulho é o local onde o rio borbulha do chão e a água tem um brilho azul incrível. Os peixes migram para a primavera para obter os nutrientes que fornecem e uma corda prática ajuda você a mergulhar até a própria primavera e ter uma visão mais detalhada. 

Depois, você pode deixar a corrente descer mais algumas centenas de metros do rio, cercada por uma vegetação tropical exuberante. A Nascente Azul possui um lago artificial, outrora uma fazenda de peixes, onde você pode nadar, com uma tirolesa e uma prancha de mergulho.

Tour Taboa

O Brasil é famoso por sua cachaça, o ingrediente chave do coquetel brasileiro a Caipirinha. Bonito é o lar de Taboa, um bar no centro da cidade que possui sua própria fábrica de cachaça a apenas algumas centenas de metros. 

Na fábrica, eles explicam o progresso da fabricação de cachaça na íntegra e falam sobre a história de Taboa, antes de permitir que você experimente quantas de suas duas dúzias de sabores de cachaça desejar. 

Não deixe de visitar o próprio bar para um coquetel ‘CapiTaboa’ e encontrar um espaço para assinar seu nome em algum lugar nas paredes amarelas que foram rabiscadas por moradores e turistas.

Balneário Municipal

Este é o balneário mais próximo de Bonito, e pode ser alcançado de bicicleta. É aqui que os habitantes locais vêm nos dias de folga e aos domingos, quando pode ficar bastante ocupado. Você pode entrar no rio e flutuar por algumas centenas de metros, na companhia de hordas de peixes com escamas douradas. Aprecie a tranquilidade deste belo local.

Passagens aéreas com desconto para Bonito 

Você sabia que é possível conseguir passagens aéreas promocionais para Bonito pelas principais companhias aéreas como Gol, Avianca, Azul e Latam? Nem mais! 

Pesquisando e viajando na baixa temporada, você conseguira valores promocionais em suas passagens.

Também, uma dica é sempre usar sites de descontos de passagens, pois nestes sites você consegue pesquisar o valor da passagem em um único lugar, sem precisar ficar entrando no site de cada companhia aérea. 

Compartilhe!