Guia de Lazer e Turismo em Canindé de São Francisco

Canindé de São Francisco é uma cidade brasileiro no estado de Sergipe, localizada a 213 km da capital Aracaju. A cidade é comum um portal de entrada para muitos passeios turísticos, como os cânions do rio São Francisco. 

A cidade ficou muito famosa quando serviu de cenário e caracterização do enredo da telenovela Velho Chico, pela exibida pela Globo. 

Também, a cidade é ter uma ótima infraestrutura turística para passeios no chamado Monumento Natural do Rio São Francisco, onde se situam os famosos cânions do rio São Francisco, citados acima. E visitas guiadas para a Usina Hidrelétrica de Xingó e do Museu de Arqueologia de Xingó. 

O que fazer em Canindé de São Francisco 

Confira algumas das atrações turísticas que você não pode deixar de conhecer em Canindé de São Francisco.

Cânion do Xingó

O passeio pelo Cânion do Xingó dura 3 horas e percorre um caminho belíssimo pela natureza. Nesse caminho é possível conhecer e desbravar os cânions formados pelo Rio São Francisco em Canindé.

O cânion do Xingó é uma consequência do represamento das águas do Rio São Francisco após a construção da nova usina de Xingó, que foi inaugurada em 1994 na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas. Este é considerado o 5º maior cânion do mundo. 

MAX – Museu de Arqueologia de Xingó 

O MAX museu de arqueologia de Xingó, possui em seu acervo objetos encontrados em escavação e murais em um dos 7 principais sítios arqueológicos da América Latina.

No MAX é possível encontrar exemplares que foram encontrados durante as escavações de mais de 51 sítios arqueológicos como materiais de cerâmica, ferramentas de pedras e alguns esqueletos com quase 9 mil anos de idade que permanecem intactos. 

Durante o período de escavação do sitio arqueológico do Xingó foram encontrados: 

  • 191 esqueletos
  • 49 fogueiras
  • 21 mil peças cerâmicas 
  • mais de 7 mil peças líticas
  • 20 mil restos de animais

Uma visita ao MAX museu de arqueologia de Xingó aproxima você turista de um passado pré-histórico do Brasil a partir dos objetos e painéis explicativos.

Hidrelétrica de Xingó

A Hidrelétrica de Xingó foi inaugurada em 1994 e está aberta à visitação para turistas que possuem interesse em aprender mais sobre o funcionamento da empresa. Mas, para a visita é indicada a presença de um guia o tempo todo para acompanhamento.

Na visita a Hidrelétrica de Xingó o turista poderá conhecer o mirante da Chesf, além de assistir à apresentação de vídeos explicativos, fotos e maquete que representam o complexo e uma visita interna às instalações da Hidrelétrica com os reservatórios de águas esverdeadas que são provenientes do Rio São Francisco.

Vale dos Mestres

Para conhecer o Vale dos Mestres é preciso percorrer uma trilha que tem cerca de 2 quilômetros e que é cercada de paredões rochosos. Esta trilha é famosa e pertence a estação Xingó.

O Vale dos Mestres fica apoiado sobre o leito do Rio Poço, um dos mais famosos afluentes do rio São Francisco. Do outro lado do rio fica um sítio arqueológico, onde é possível conhecer e observar algumas pinturas rupestres de mais de 3 mil anos de idade. 

Também, no caminho até chegar ao Vale dos Mestres é possível estar em contato com a natureza e conhecer mais sobre espécies da flora e fauna do sertão.

Gruta do Talhado

A Gruta do Talhado recebe esse nome porque suas paredes parecem ter sido talhadas em um minucioso trabalho à mão. Os paredões que foram esta gruta também possuem enormes com rochas areníticas com diversas formas criando um visual muito bonito. 

A gruta é própria para banho e mergulho, além de ter um santuário em homenagem a São Francisco, santo que batiza o rio da região.

Sítio Arqueológico Mundo Novo

Nesse local os turistas tem a oportunidade de conhecer as formações de arenito e pintura rupestre que foram encontrados na região. 

Para chegar até este sitio arqueológico existem 7 trilhas pela a caatinga, todas fáceis de serem realizadas e guiadas.

Serra da Guia (Comunidade Quilombola)

Na Comunidade Quilombola Serra da Guia a cobertura vegetal apresenta aspectos diferentes, destacando-se por ser uma área de preservação ecológica natural onde podem ser encontradas árvores em extinção, como ipê, cedro, canela de veado e outras. 

Na Serra também se encontra uma fauna muito diversificada, com tamanduás, tatus bola e diferentes espécies de pássaros. No percurso até chegar a Serra da Guia você poderá observar algumas nascentes, vários mirantes naturais e até mesmo uma linda e pequena igreja. 

A Serra é um ponto importante do estado de Sergipe, por causa de todo seu passado e importância para a comunidade quilombola. 

Vou viajar, como faço para chegar rápido?

É preciso ressaltar que Canindé de São Francisco não possui aeroporto, assim, para pessoas que veem de lugares mais distantes do Brasil a opção mais próxima é o aeroporto de Aracaju. De Aracaju você pode pegar um ônibus ou alugar um carro até Canindé de São Francisco. 

Mas, uma boa noticia é que o aeroporto de Aracaju recebe voos do Brasil todo e de várias companhias aéreas como Gol, Passaredo, Azul e LATAM

Assim, conseguir passagens aéreas promocionais para Canindé de São Francisco não é difícil, mas como a cidade fica no nordeste brasileiro, uma dica que damos é evitar a alta temporada para viajar. Evite viajar no verão para cidades nordestinas, já que nesta época do ano a procura é maior e consequentemente o preço das passagens sobem. 

Compartilhe!