Canindé de São Francisco é uma cidade brasileiro no estado de Sergipe, localizada a 213 km da capital Aracaju. A cidade é comum um portal de entrada para muitos passeios turísticos, como os cânions do rio São Francisco.
A cidade ficou muito famosa quando serviu de cenário e caracterização do enredo da telenovela Velho Chico, pela exibida pela Globo.
Também, a cidade é ter uma ótima infraestrutura turística para passeios no chamado Monumento Natural do Rio São Francisco, onde se situam os famosos cânions do rio São Francisco, citados acima. E visitas guiadas para a Usina Hidrelétrica de Xingó e do Museu de Arqueologia de Xingó.

O que fazer em Canindé de São Francisco
Confira algumas das atrações turísticas que você não pode deixar de conhecer em Canindé de São Francisco.
Cânion do Xingó
O passeio pelo Cânion do Xingó dura 3 horas e percorre um caminho belíssimo pela natureza. Nesse caminho é possível conhecer e desbravar os cânions formados pelo Rio São Francisco em Canindé.
O cânion do Xingó é uma consequência do represamento das águas do Rio São Francisco após a construção da nova usina de Xingó, que foi inaugurada em 1994 na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas. Este é considerado o 5º maior cânion do mundo.
MAX – Museu de Arqueologia de Xingó
O MAX museu de arqueologia de Xingó, possui em seu acervo objetos encontrados em escavação e murais em um dos 7 principais sítios arqueológicos da América Latina.
No MAX é possível encontrar exemplares que foram encontrados durante as escavações de mais de 51 sítios arqueológicos como materiais de cerâmica, ferramentas de pedras e alguns esqueletos com quase 9 mil anos de idade que permanecem intactos.
Durante o período de escavação do sitio arqueológico do Xingó foram encontrados:
- 191 esqueletos
- 49 fogueiras
- 21 mil peças cerâmicas
- mais de 7 mil peças líticas
- 20 mil restos de animais
Uma visita ao MAX museu de arqueologia de Xingó aproxima você turista de um passado pré-histórico do Brasil a partir dos objetos e painéis explicativos.
Hidrelétrica de Xingó
A Hidrelétrica de Xingó foi inaugurada em 1994 e está aberta à visitação para turistas que possuem interesse em aprender mais sobre o funcionamento da empresa. Mas, para a visita é indicada a presença de um guia o tempo todo para acompanhamento.
Na visita a Hidrelétrica de Xingó o turista poderá conhecer o mirante da Chesf, além de assistir à apresentação de vídeos explicativos, fotos e maquete que representam o complexo e uma visita interna às instalações da Hidrelétrica com os reservatórios de águas esverdeadas que são provenientes do Rio São Francisco.
Vale dos Mestres
Para conhecer o Vale dos Mestres é preciso percorrer uma trilha que tem cerca de 2 quilômetros e que é cercada de paredões rochosos. Esta trilha é famosa e pertence a estação Xingó.
O Vale dos Mestres fica apoiado sobre o leito do Rio Poço, um dos mais famosos afluentes do rio São Francisco. Do outro lado do rio fica um sítio arqueológico, onde é possível conhecer e observar algumas pinturas rupestres de mais de 3 mil anos de idade.
Também, no caminho até chegar ao Vale dos Mestres é possível estar em contato com a natureza e conhecer mais sobre espécies da flora e fauna do sertão.
Gruta do Talhado
A Gruta do Talhado recebe esse nome porque suas paredes parecem ter sido talhadas em um minucioso trabalho à mão. Os paredões que foram esta gruta também possuem enormes com rochas areníticas com diversas formas criando um visual muito bonito.
A gruta é própria para banho e mergulho, além de ter um santuário em homenagem a São Francisco, santo que batiza o rio da região.
Sítio Arqueológico Mundo Novo
Nesse local os turistas tem a oportunidade de conhecer as formações de arenito e pintura rupestre que foram encontrados na região.
Para chegar até este sitio arqueológico existem 7 trilhas pela a caatinga, todas fáceis de serem realizadas e guiadas.
Serra da Guia (Comunidade Quilombola)
Na Comunidade Quilombola Serra da Guia a cobertura vegetal apresenta aspectos diferentes, destacando-se por ser uma área de preservação ecológica natural onde podem ser encontradas árvores em extinção, como ipê, cedro, canela de veado e outras.
Na Serra também se encontra uma fauna muito diversificada, com tamanduás, tatus bola e diferentes espécies de pássaros. No percurso até chegar a Serra da Guia você poderá observar algumas nascentes, vários mirantes naturais e até mesmo uma linda e pequena igreja.
A Serra é um ponto importante do estado de Sergipe, por causa de todo seu passado e importância para a comunidade quilombola.

Vou viajar, como faço para chegar rápido?
É preciso ressaltar que Canindé de São Francisco não possui aeroporto, assim, para pessoas que veem de lugares mais distantes do Brasil a opção mais próxima é o aeroporto de Aracaju. De Aracaju você pode pegar um ônibus ou alugar um carro até Canindé de São Francisco.
Mas, uma boa noticia é que o aeroporto de Aracaju recebe voos do Brasil todo e de várias companhias aéreas como Gol, Passaredo, Azul e LATAM.
Assim, conseguir passagens aéreas promocionais para Canindé de São Francisco não é difícil, mas como a cidade fica no nordeste brasileiro, uma dica que damos é evitar a alta temporada para viajar. Evite viajar no verão para cidades nordestinas, já que nesta época do ano a procura é maior e consequentemente o preço das passagens sobem.