Guia de 11 Coisas para Fazer em Cuiabá

Cuiabá  é uma cidade do estado de Mato Grosso, sendo também capital do estado, que fica localizando ao longo do rio Cuiabá, um afluente do rio Paraguai.

Fundado por mineradores de ouro em 1719, o assentamento recebeu o status de cidade em 1727 e cidade em 1818. A agricultura e a criação de gado são agora as principais atividades econômicas na área circundante. 

A cidade é o coração de uma área urbana que também inclui a segunda maior cidade do estado, Várzea Grande. Térmicas hidrelétricas localizadas na área foram ampliados desde a conclusão de um gás natural gasoduto da Bolívia em 2000. 

A cidade é a sede da Universidade Federal de Mato Grosso (1970) e de um bispado e tem uma bola de futebol grande (estádio de futebol). 

O que fazer em Cuiabá 

Confira algumas das principais atrações que você não pode deixar de conhecer quando for a Cuiabá:

Zoológico da UFMT

Dentro do recinto universitário da UFMT, este pequeno zoológico possui vários exemplares de animais silvestres do Pantanal, como a arara-jacinto, a harpia, a queixada, os queixadas, a capivara e vários felinos. 

Centro Geodésico da América do Sul

Um obelisco abaixo da suposta marca que é considerado o centro do continente, calculado antes da invenção do mapeamento por satélite. Diga aos moradores que o centro geográfico da América do Sul fica a 67 km de distância, próximo à Chapada dos Guimarães, e é improvável que você ganhe concursos de popularidade.

Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

O museu mais estranho da cidade reúne uma grande variedade de bugigangas com temas de água que são francamente estranhos, de tubos velhos a chuveiros, alojados dentro de um túnel de pedra lindamente iluminado. 

Muito mais interessante do que a exibição é a própria construção: esse prédio era o antigo tanque de água da cidade, construído no estilo de um aqueduto romano em 1882. Exposições temporárias aumentam o numero de objetos em exposição. 

Museu Histórico de Mato Grosso

Dentro de um edifício restaurado do século XIX, este museu é um passeio interessante pela história do estado. As exposições variam de reproduções de arte rupestre pré-histórica e livros de vendas do comércio de escravos a pinturas vibrantes que ilustram a guerra com o Paraguai, talheres do século XIX e a máquina de escrever original pertencente a Rubens de Mendonça – um poeta, historiador e jornalista brasileiro. 

Parque Mãe Bonifácia

Este considerável parque florestal a noroeste do centro da cidade proporciona uma bela fuga do sol implacável de Cuiabá. Trilhas sombreadas agradáveis ​​e um parquinho fazem valer a pena uma visita.

Casa do Artesão

Este depósito no sul do centro da cidade possui uma grande variedade de artesanato e doces mato-grossenses, incluindo cerâmica, entalhes em madeira, cestas de palha e licor de pequi créme.

Festa de São Benedito

A Festa de São Benedito acontece durante a primeira semana de julho na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O feriado tem um sabor mais de umbanda (magia branca) do que católico, é comemorado com danças coloridas e tradicionais e comidas regionais, como bolos de queijo e bolos de arroz.

Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia

O pequeno Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia têm exposições sobre a cultura indígena e vale a pena uma visita para conferir os adornos de cabeça e armas ornamentados. 

O museu está localizado nos terrenos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atrás da piscina. Para chegar aqui, pegue um ônibus C01 Universitária (R $ 3,85) da Praça Alencastro. 

Ki-Nutre

O Mato Grosso, sendo uma das maiores regiões produtoras de gado do Brasil, não faz nada para diminuir a popularidade desse alegre local de almoço que oferece diversas opções de pratos vegetarianos. 

A lealdade dos fãs foi conquistada com excelentes sucos de frutas, um buffet vegetariano totalmente abastecido e a capacidade de fazer maravilhas com tofu e leguminosas.

Galeto Cuiabano

Galeto é um pequeno frango grelhado e é delicioso, de várias maneiras (que, no final, não são muito diferentes). Este restaurante é uma parada de almoço merecidamente popular na cidade que vale a apena conferir.

Azambuja

Se as pretensões não são a sua bagagem, mas sim beber, então experimente este bar tradicional na cidade velha, o Azambuja. Não é fácil para os olhos, mas deixe as bebidas fluírem e você poderá se divertir mais do que esperava. Música ao vivo de quinta a domingo. Existem outras opções igualmente casuais em torno desta praça para você se divertir e beber muito.

Passagens aéreas promocionais para Cuiabá 

Se você deseja conhecer Cuiabá em suas próximas férias, o primeiro passo é encontrar passagens aéreas promocionais para o aeroporto mais pertinente, pois assim você conseguirá economizar em sua viagem. 

É possível encontrar passagens aéreas com desconto nas mais variadas cias aéreas. Uma dica que não deve ignorar é utilização de sites comparadores de passagens, como Kayak, Submarino Viagens ou Decolar. Pois usando estes sites na hora da pesquisa sempre apresentam os resultados que oferecem o melhor preço possível. 

Além disso, com sites comparadores de passagens, além de conseguir voos baratos para Cuiabá, você pode criar alertas de promoção, assim sempre que uma passagem para um destino que você deseja entrar em promoção, um alerta será enviado ao seu e-mail.

Assim, para encontrar passagens aéreas promocionais para Cuiabá, é preciso pesquisar muito e utilizar todas as ferramentas que a internet tem a oferecer. 

Compartilhe!