Pontos Turísticos Imperdíveis em Florianópolis

A cidade de Florianópolis, também chamada Floripa, no sul brasileiro, é dividida em duas partes, onde a parte principal com toda a vida cultural está localizada em uma pequena ilha. 

É a capital do estado de Santa Catarina e oferece tudo, desde sol, praias, áreas verdes, festas, museus, fortalezas, restaurantes e atividades de esportes ao ar livre. 

Com este guia, mostraremos os principais pontos turísticos de Florianópolis que você não pode deixar de conhecer em uma visita a cidade.

Mercado Público

No passado, esse mercado consistia apenas em algumas tendas separadas em duas partes, uma para vendedores locais e outra para vendedores do interior ou do exterior. 

Foram vendidos aqui alimentos, refeições preparadas na hora e as chamadas drogas do sertão, que eram produtos como especiarias como canela, baunilha e cacau, que não existiam na Europa e eram muito interessantes e lucrativos para os comerciantes e turistas europeus. 

Em 1838, o governo teve permissão para comprar um mercado, que mudou de local e de construção algumas vezes até 1851, quando o primeiro mercado público foi aberto. Hoje, existe um mercado, em partes de dois edifícios que foram construídos há cerca de 50 anos. Este é agora um mercado não apenas de alimentos, mas também de roupas, louças e artesanato.

Centro Histórico

Definitivamente, uma parte bonita e informativa de Florianópolis é o centro histórico da cidade. Lá, os visitantes encontrarão muitos edifícios históricos, como o Mercado Público e a Catedral Metropolitana, além de belos parques arborizados, praças e museus. 

Os visitantes também encontrarão uma grande variedade de restaurantes, bares, possibilidades de compras e acomodações de todos os tipos. Simplesmente embarque em uma agradável caminhada pela cidade e um pouco fora do centro histórico e desfrute da atmosfera. 

Ponte Hercílio Luz

Para chegar à parte da ilha de Florianópolis, todos precisam atravessar a ponte Hercílio Luz. Ele recebeu o nome do governador Hercílio Luz, sob o qual a ponte foi construída como a primeira conexão fixa entre a ilha e o Brasil continental. 

Em 1926, a ponte foi aberta, após três anos de construção, e desde então é o marco de Florianópolis. O que há de especial nessa ponte é que ela é a ponte suspensa mais longa do Brasil e a segunda maior da América do Sul.

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Esta fortaleza está situada na pequena ilha de Ratón Grande e fica na baía ao norte da Ilha de Santa Catarina. Foi construído no século XVIII, e serviu como instalação de defesa, para financiar e manter a ocupação do sul do Brasil e para manter o reinado dos portugueses sobre Colonia del Sacramento. 

Outra fortaleza que vale a pena visitar é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa , que também está localizada no norte da Ilha de Florianópolis.

Museus de Florianópolis

A cidade possui vários museus que merecem uma visita e são muito informativos sobre arte e história da região. Os mais populares são: 

  • Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) 
  • Museu de História de Santa Catarina (MHSC)
  • Eco-Museu de Ribeirão da Ilha 
  • Museu dos Homens Sambaqui 
  • Museu Victor Meirelles 

Catedral Metropolitana

Em 1673, Francisco Dias Velho Monteiro construiu a primeira igreja da ilha de Florianópolis. Era uma pequena capela feita de pedra calcária, com um altar alto. Como era muito frequentado pela população, o governador da cidade pediu ao rei de Portugal para construir uma nova igreja. Esta nova catedral abriu suas portas em 1903 e é o edifício que conhecemos hoje. Desde 1908, é sede da arquidiocese de Florianópolis.

Aproveite as praias de Florianópolis

Florianópolis é o lugar perfeito para pessoas interessadas em cultura, mas também para os amantes de praia e esportes aquáticos. Esta cidade oferece mais de 40 praias espalhadas por toda a ilha. 

Algumas das melhores praias para o surf são a Praia Mole e a Praia Brava, que também é uma das praias mais bonitas, também a Barra da Lagoa, perfeita para iniciantes de surf, e a Joaquina, onde são realizadas competições internacionais de surf, vale a pena visitar. 

Além disso, há a Praia Moçambique, situada em uma reserva natural, Jurerê, a praia dos ricos e famosos com alguns dos melhores clubes, e a Galheta, o local ideal para nudistas. Basta escolher o caminho certo para você ou visitar todos eles.

Festa em Florianópolis

Florianópolis é considerada como um dos melhores destinos para curtir as festas de ano novo . Existem muitos bares e boates, além de lugares próximos às praias, que são uma mistura de lounge e bar durante o dia e se transformam em boates à noite. 

Todo mundo encontrará o lugar certo para uma noite descontraída e assistir o pôr do sol, ou ouvir boa música e dançar a noite toda. Não perca a espetacular vida noturna de Florianópolis, será um momento inesquecível.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Este parque está localizado na parte sul e possui partes na ilha e uma área maior no continente. 

Há muitas montanhas, rios e cachoeiras, que também servem como fonte de água para os habitantes. Nele há também uma parte especial que pode ser visitada e mostra algumas espécies de animais em extinção e típicas, como a anta e a capivara. É a área ideal para caminhadas, caminhadas e apreciar a natureza.

Passagens aéreas promocionais para Florianópolis

A cidade é a porta de entrada para vários destinos turísticos em suas proximidades, assim se você deseja conhecer a cidade ou qualquer outra praia que seja próxima a ela você deve buscar por passagens aéreas promocionais para Florianópolis.

Assim, é fácil encontrar voos com desconto para lá nas principais companhias aéreas. Utilize os principais sites de busca de promoções e ofertas a preços reduzidos. Não deixe de usar esse tipo de ferramenta antes da compra, ou a viagem pode custar bem mais caro.

Compartilhe!