10 Coisas para Fazer e Visitar em Goiânia

Considerada a cidade mais verde do Brasil, Goiânia capital do estado de Goiás, oferece uma grande variedade de atrações para ecoturistas. 

A cidade conta com 22 belos parques, uma temperatura média agradável, além de ruas arborizadas, trilhas naturais, museus, bosques, uma pista de corridas (a maior do Brasil), uma das mais famosas do país, estádios de futebol bonitos e muitas outras atrações que fazem de Goiânia o lugar perfeito para suas próximas férias.

Quando for a Goiânia não deixe de conhecer a Chapadas dos Veadeiros (uma das principais áreas ecológicas do Brasil) e Caldas Novas (a maior cidade hidrotermal do mundo), além do Parque Nacional das Emas e a cidade de Pirenópolis, conhecida por suas belas cachoeiras.

O que fazer em Goiânia?

Goiânia será o destino de suas próximas férias? Confira atrações e lugares imperdíveis na cidade:

Parque Flamboyant

Ao conhecer o parque Flamboyant, você aprenderá o que é algo realmente um pouco extravagante. No entanto, o nome sugere uma visão geral de por que o parque é extravagante. 

Este parque fica perto do Jardim Goiás, que na verdade, é dentro da Região Sudeste. O parque Flamboyant é uma excelente praça cênica brasileira. 

Chapadas dos Veadeiros

Uma das paisagens mais impressionantes do Brasil, a Chapadas dos Veadeiros está localizada a aproximadamente 400 km de Goiânia, cobrindo uma área de cerca de 160.000 acres de savana tropical brasileira. 

A altitude do lugar pode atingir de 1500 metros de altura, um lugar repleto de cachoeiras, encostas, vales e piscinas naturais. A grande quantidade de cristais de quartzo que cobrem o solo faz deste local um dos lugares mais naturalmente luminosos vistos do espaço (de acordo com dados da NASA), atraindo uma aura misteriosa para Chapadas dos Veadeiros.

Parque Vaca Brava

O Vaca Brava Parque é mais um parque que não pode ficar de fora da sua lista. Na verdade, é uma área maravilhosa de se ver em Goiânia. Você pode pegar um caminho para chegar até ele como Avenidas quando for a Goiânia. 

Parque Nacional das Emas

Esta reserva, que abrange 326.000 acres, possui trilhas com mais de 40 km de extensão, algumas das quais só podem ser percorridas de carro. O parque possui uma rica biodiversidade e muitas espécies, incluindo onça-pintada, puma, tatu-gigante, coiamel, arara azul, anta, veado-campeiro, jaguatirica, raposa comedora de caranguejo e ema. O rio Formoso oferece ótimas condições para rafting fora dos limites do parque.

Parque Areiao

Outra bela praça de Goiânia é o Parque Areiao. Este local natural está localizado na região Sul da cidade. Você pode chegar ao local pegando um dos milhares de ônibus que tem como destino o parque. Está aberto de segunda a domingo, no entanto, pode receber muitos visitantes domingos e sábados. O horário geralmente é o de funcionamento normal, por volta das 8 ou 9h e fecha por volta do final da tarde.

Bosque dos Buritis

Considerada parte do patrimônio natural da cidade, esta área arborizada abriga três lagoas artificiais cuja água flui do córrego Buriti. Uma das lagoas é conhecida por ter o maior fluxo de água na América do Sul. A floresta em si ocupa 31 acres e abriga o Museu de Artes, o Centro Livre de Artes e um monumento dedicado à liberdade feito pelo artista Siron Franco.

Outros parques de Goiânia 

Outros parques em Goiânia que você não pode deixar de conhecer incluem:

  • Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira
  • Jardim Zoológico
  • Lago das Rosas
  • Parque Areiao
  • Parque Mutirama
  • Pirenópolis

Pirenópolis

Pirenópolis é uma pequena vila próxima de Goiânia que é considerada uma parte importante da herança nacional do Brasil, localizada a cerca de 660 metros acima do nível do mar. 

A vila é repleta de belezas naturais, arquitetura colonial e valor histórico, tendo desempenhado um papel importante na era do ouro brasileiro do século XVIII. Nas áreas próximas a vila, você encontrará belas atrações de ecoturismo, incluindo rios, cachoeiras, trilhas, formações rochosas e vida selvagem. 

O Parque Estadual dos Pirineus também fica próximo, oferecendo nascentes naturais nas encostas da cordilheira dos Pirineus, além de muitas plantas e animais nativos. A majestosa cachoeira de Rosário, com 60 metros de altura, está situada em uma reserva de montanha.

Museu Goiano Zoroastro Artiaga

Este museu em estilo art déco possui uma grande variedade de artefatos relacionados à história da Revolução Industrial, além de itens indígenas e obras de arte de colecionadores (religiosos e pop, além de rochas e minerais regionais). Aqui, você pode aprender mais sobre a fascinante história de Goiânia.

Caldas Novas

Caldas Novas é considerado o maior resort hidrotérmico do mundo, com 86 poços ativos cujas águas fluem do subsolo a uma temperatura que pode chegar até a 60 ºC. 

A cidade está localizada a cerca de 160 quilômetros fora de Goiânia. Lá você encontrará o PESCAN (Parque Estadual da Serra de Caldas Novas), que apresenta muitas nascentes que se transformam em riachos, tudo no meio de uma vegetação exuberante. O parque foi criado para proteger a área de chuvas que fornece as águas subterrâneas térmicas. As visitas turísticas são um pouco controladas para que o parque continue preservando a savana de Goiano e a nascente hidrotérmica.

Passagens aéreas promocionais para Goiânia

Como Goiânia é uma das cidades mais conhecidas do Brasil, não é difícil encontrar passagens aéreas promocionais para lá.

Para você ter uma ideia, o preço de uma passagem aérea saindo de São Paulo com destino a Goiânia custa em media R$ 250, mas é possível encontrar passagens a preços mais acessíveis. 

Assim, para encontrar passagens aéreas com desconto para Goiânia busque em sites comparadores de passagens aéreas, desta forma você sempre encontra a passagem que oferece o melhor custo benefício. 

Compartilhe!