Lugares Incríveis em Gramado Que Você Precisa Conhecer

Na cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, você descobrirá uma variedade de atrações incríveis, desde parques temáticos criativos até belezas naturais de tirar o fôlego. Há tantas coisas para experimentar, tanto para adultos, quanto para crianças. 

Todas as atrações deste belo destino têm um toque europeu, ao redor do Lago Negro há até uma floresta que foi plantada com sementes originárias da Floresta Negra da Alemanha.

Pontos de interesse

Nas áreas próximas de Gramado, você pode experimentar locais incríveis como o Parque do Caracol, que tem uma cachoeira perfeita, típica das montanhas da Serra Gaúcha, mas localizada em Canela. 

Outro atrativo natural próximo a Gramado é o incrível Canion do Itaimbezinho, considerado o canyon mais importante da América do Sul. Você também pode visitar várias vinícolas da região, além do que, a região é uma das maiores áreas produtoras de vinho do Brasil.

Igreja Matriz São Pedro

A Igreja Matriz São Pedro foi construída com 78.000 pedras de basalto puxadas por carros de pedreiras próximas e apresenta vitrais marcando a vida de São Pedro, com base em desenhos do artista alemão Peter Dobmeier. 

Há também 12 estátuas em tamanho real dos apóstolos em frente à igreja. Uma versão em madeira da igreja foi originalmente consagrada em 1917, foi alterado para pedra em 1943 após oito anos de construção.

Mini Mundo

Esta atração única é uma cidade em miniatura, onde as crianças podem desfrutar de moinhos de vento, transporte, igrejas, lagos, casas tradicionais e até castelos.  As crianças vão adorar o Mini Mundo, cheio de fantasia e belos detalhes.

Museus de Gramado 

A cidade de Gramado possui uma impressionante variedade de museus, onde qualquer viajante encontrará algo fascinante. Alguns dos museus mais importantes e interessantes são:

  • Centro Municipal de Cultura: Aqui você encontrará dois museus em um só lugar, o Museu Histórico (Museu Histórico) e o Museu de Artes (Museu de Arte). Ambos apresentam objetos antigos e informações fascinantes sobre o início da cidade.
  • Museu do Perfume:  O primeiro museu de perfumes do Brasil foi fundado no elegante destino de Gramado. Abriga mais de 450 fragrâncias e detalhes interessantes.
  • Museu do Chocolate: Além de produtos e informações sobre cacau, este museu conta a história da primeira fábrica de chocolate do Brasil.
  • Museu de Cera Dreamland: Este museu está cheio de sonhos e fantasia, com representações de estrelas de cinema e ícones pop de toda a América Latina.
  • Museu de Motos: Este espaço apresenta motocicletas Harley Davidson incrivelmente restauradas.
  • Museu Medieval:  Viaje pelos tempos medievais com exibições de facas, armas, brasões, espadas, capacetes, machados, machados, mapas e pinturas.
  • Hollywood Dream Cars: A mais bela exibição de carros antigos do Brasil apresenta modelos dos anos 50 e 60, além de clássicos que revivem o charme da antiga Hollywood.

Vale do Quilombo

Uma das áreas naturais mais incríveis de Gramado é o Vale do Quilombo, um vale que exibe o incrível cenário natural da cidade. Uma caminhada pela vegetação nativa é a oportunidade perfeita para apreciar as belas cachoeiras, os animais selvagens e a incomparável vida vegetal do local.

Belvedere é um dos melhores pontos do vale, um mirante onde você pode ver o vale em toda a sua magnitude. Em dias ensolarados, você pode tirar fotos incríveis e, em dias nublados, o vale é coberto por uma nevoa branca, um fenômeno espetacular encontrado em toda a serra Gaúcha. 

Turismo rural

Dentro da cidade, existem 3 rotas de ecoturismo, onde os visitantes podem experimentar a vibrante cultura e natureza da região:

  • Tour do Vale: A Linha 28 é uma das áreas naturais mais exuberantes e bonitas de Gramado, passando por montanhas cobertas de floresta verde, rios, cachoeiras e propriedades rurais onde você pode ver a produção de vinho em casa.
  • Raízes Coloniais: A maneira perfeita de conhecer as áreas onde nasceu a cidade de Gramado e conhecer as origens culturais, arquitetônicas e gastronômicas da cidade. Durante o passeio, você será recebido pelos descendentes dos primeiros colonos italianos e alemães da região.
  • O Quatrilho: Nas cidades de Capestre do Tigre e Tapera, você encontrará vales e rios impressionantes, formando paisagens incríveis, lar das pessoas que inspiraram o filme brasileiro “O Quatrilho”.

Parque do Lago Negro

Um dos locais ao ar livre favoritos para os moradores e turistas “Lago Negro” é um lugar sereno para se visitar. Criado em 1953, o lago possui todos os tipos de instalações, como lanchonete, banheiros, barcos para alugar e uma pequena feira de onde você pode comprar lembranças e roupas. 

Rodeado por uma vegetação exuberante, o lago é um lugar tranquilo para relaxar com amigos e familiares ou simplesmente para passear sozinho.

Le Jardim Parque de Lavanda

Situado bem na entrada da cidade, o Le Jardim Parque De Lavanda é uma delícia para os olhos. Este grande parque de 3,5 hectares possui uma coleção luxuosa de plantas, árvores e, mais importante, muitas espécies de lavanda. 

Inaugurado na primavera de 2006, o parque atualmente se dedica à disseminação de lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários. 

Juntamente com o jardim, existem estufas onde há exposições de plantas, uma loja temática de onde você pode comprar lembranças e outros produtos, um pequeno café onde você pode saborear um dos melhores e mais preparados strudel. 

Casa do Colono

Um lugar perfeito para saborear delicias da região a Casa do Colono está localizada na Praça da Comunicação. O local serve uma variedade de itens alimentares, como biscoitos, doces, queijo, salame, massas caseiras, deliciosas geleias, chocolates, sucos, vinhos, mate e muitos mais, todos feitos em casa. 

Nos fins de semana, as pessoas assam pão e cucas e também permitem que os visitantes assistam à preparação. Você também aprenderá um pouco da história de como o local foi colonizado por uma pequena população italiana e alemã. 

Vinícola Ravanello – Vinhedos e Vinhos Finos

Uma vinícola administrada por um casal, a Vinícola Ravanello, embora tenha sido iniciada em 2010, tem uma história que remonta a 1987. O local não só fabrica alguns dos melhores vinhos, mas também possui um espaço gourmet de primeira classe, com capacidade para acomodar 120 pessoas. 

As uvas são cultivadas com muito cuidado em sua própria vinha e passam por um processo complexo, transformando-as em alguns dos melhores vinhos que você poderá provar. Há visitas guiadas que o levam pelas vinhas, a cozinha onde todos os tanques de fermentação são mantidos e a adega finalmente culmina com a degustação de vinhos. 

Snowland

Um dos poucos parques temáticos de neve da América do Sul, Snowland, possui cerca de 16.000 metros quadrados, e proporciona uma experiência emocionante. 

Para um país que não tem neve, é ótimo ter atividades de snowboard, patinação no gelo e esqui. Além dos esportes de neve, existem outras áreas recreativas, como seção de jogos, simuladores em 3D, loja de lembranças, oficina de ursos, caverna Yeti, além de restaurante e bar. 

Voos baratos para Gramado? Como?

Se você estiver planejando ir a Gramado em suas próximas férias, mas é de algum lugar distante do Brasil, saiba que a cidade não possui aeroporto, sendo o mais próximo o de Caxias do Sul. Mas um aeroporto com melhor estrutura e o que a maioria das pessoas utiliza para até o destino é o de Porto Alegre, que fica a cerca de 115 km de distância.

Assim, se você estiver buscando Passagens aéreas promocionais para Gramado você deve colocar como destino um dos dois aeroportos, e chegando lá alugar um carro até Gramado ou outro meio de transporte.

Compartilhe!