Tudo o Que Você Precisa Saber para Visitar Guarujá

Guarujá, cidade costeira brasileira perto da capital de São Paulo, tem uma história de décadas em turismo. A cidade conta com uma população de cerca de 291.000 habitantes e recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano.

Com 23 quilômetros de praias, trechos preservados de floresta tropical, bons locais para surfar e parapente, um ótimo aquário – e vida noturna agitada, a cidade é o refúgio preferido dos dias e fins de semana para os moradores de São Paulo. 

Muitos paulistanos possuem casas de férias em condomínios em Guarujá e os mantêm disponíveis para aluguel durante parte do ano, o que ajuda a tornar a cidade um dos principais destinos de viagens familiares no Estado de São Paulo.

Como chegar a Guarujá

Planeje sua viagem para evitar engarrafamentos monstruosos na Anchieta e Imigrantes durante a alta temporada. Se viajar para as férias, considere prolongar a sua estadia. Confira algumas das principais formas de chegar a Guarujá:

  • De ônibus: De São Paulo, os ônibus diretos diários para Guarujá circulam o dia todo a partir da Estação Jabaquara, no extremo sul da Linha Azul do metrô. 
  • De balsa: a balsa Santos-Guarujá transporta cerca de 40 carros e a travessia dura cerca de 10 minutos. Faça isso na Praça Almirante Gago Coutinho, em Santos, e na Av. Ademar de Barros 3300 em Guarujá.
  • Balsa de Bertioga: No extremo oposto da ilha. Assim como na balsa de Santos, são permitidos pedestres, bicicletas, motos, carros e picapes.
  • De carro:  apesar de geralmente bem conservados, Imigrantes e Anchieta apresentam desafios como motoristas imprudentes e caminhões pesados alguns fatores agravantes específicos, muitas curvas e nevoeiro frequente. O sistema Anchieta-Imigrantes é gerenciado pela Ecovias. A empresa possui telefones de emergência a intervalos de 1 km ao longo das estradas, dos quais os motoristas podem pedir assistência na estrada e ajuda médica (ambulâncias e uma unidade móvel de IC estão disponíveis).

Melhor época para visitar

O outono, principalmente de abril a junho, é menos chuvoso, menos movimentado e, no entanto, provavelmente quente o suficiente para uma praia agradável e sem moletom.

Melhores praias do Guarujá

Destacámos algumas das melhores praias do Guarujá.

Pitangueiras

Pitangueiras, com cerca de 1,8 km de extensão, com Astúrias a oeste e Enseada a leste, é a praia central de Guarujá. Possui uma avenida e estações de salva-vidas com chuveiros. Edifícios residenciais dominam a paisagem, no entanto, você pode encontrar alguns hotéis aqui.

Alguns dos melhores lugares para comer estão no shopping da cidade, o Shopping La Plage, que possui várias lanchonetes e fast food, além de lojas finas. O shopping geralmente tem atividades especiais para crianças, especialmente na alta temporada.

Pernambuco

Pernambuco tem características especialmente atraentes em seu banco de areia, separando a da exuberante praia de Mar Casado, suas areias limpas, a vista das ilhas (incluindo a ilha de Arvoredo, uma reserva natural) e os jardins do Sofitel Jequitimar Guarujá. Quando a maré aumenta, o cardume é coberto e as duas praias vizinhas se tornam um trecho sublime da costa. A praia é ótima para surf e bodyboard.

Praia do Tombo

Com menos de 1 quilômetro de extensão, a Praia do Tombo é uma das melhores do Guarujá para o surf. A área possui algumas pousadas casuais, como Bella Mare.

Na 2012/2013, pela terceira temporada consecutiva, a Praia do Tombo foi certificada pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) da Dinamarca com a Bandeira Azul, símbolo do alinhamento da praia com os parâmetros da fundação para a qualidade da água e da costa, meio ambiente educação e informação, segurança, serviços e infraestrutura.

A praia marcou 32 dos 33 critérios da Fundação, o que significa que os alcançou. A bandeira azul foi hasteada entre o Forte Andradas e o Mirante da Morro da Caixa D’Água.

Guaiúba

Rodeado por colinas verdejantes, perto do centro da cidade e um bom lugar para crianças com suas águas calmas, Guaiúba fica lotada no verão, mas é um refúgio tranquilo no período de entressafra.

Astúrias

Os altos edifícios residenciais e os barcos dos pescadores criam um efeito fotogênico; você pode ver Pitangueiras e Enseada daqui.

Enseada

Esta praia possui 7 quilômetros de extensão e possui a maioria dos hotéis, restaurantes, bares, quiosques da cidade, fogos de artifício na véspera de Ano Novo, uma ciclovia, estações de salva-vidas com chuveiros, e muitos companheiros de praia para acompanhá-lo nos feriados e a alta temporada. Em uma extremidade, o Morro do Maluf, com parapentes, é um dos melhores mirantes da ilha.

Eden

Este pequeno e precioso prêmio no fundo de uma colina íngreme com 110 degraus tem águas claras e uma bela pilha de pedras em uma extremidade.

Perequê

Perequê é um topônimo tupi-guarani comum que significa “local onde os peixes entram”. A praia ainda é um dos melhores lugares do Guarujá para experimentar um pouco da rotina diária das caiçaras autênticas, pescadores nativos do Sudeste e litoral sul.

São Pedro

Quer um lugar para compra um imóvel no Guarujá? Está praia é o lufar perfeito para isso. Aqui as ondas são boas para o surf, a vegetação nativa é preservada, as areias são macias e limpas nesta praia localizada no KM 16,8 do Guarujá-Bertioga. O estacionamento para não residentes tem capacidade para cerca de 90 carros e fica aberto das 8h às 16h. só.

Iporanga

Alinhada por árvores que escondem parcialmente mansões, Iporanga possui areias limpas e escuras, águas calmas e uma pequena cachoeira. O acesso, disponível para não residentes da comunidade de xará apenas das 8h às 16h, fica no KM 17,5 do Guarujá-Bertioga. 

Iporanga e algumas outras praias atraentes da ilha podem ser alcançadas de lancha a partir da Enseada com Aquilla Maris.

Camburi

Um ponto de surf deserto, Camburi, a cerca de 29 quilômetros do centro de Guarujá, pode ser alcançado por uma trilha da vizinha Praia Preta.

Preta

Intocada, com ondas agitadas, Preta atrai surfistas e amantes da praia dispostos a caminhar cerca de 30 minutos pela floresta, desde a estrada para Bertioga. A areia é escura, daí o nome, mas muito limpa.

Outras coisas divertidas para fazer em Guarujá

Você foi à praia, o que vem depois? O Acqua Mundo, considerado o maior aquário da América do Sul, possui cerca de 8.000 animais. A área de pinguins e uma exposição de água salgada de 800.000 litros com tubarões são as principais atrações.

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, construída no século XVI, foi usada para defender a costa de ataques holandeses e franceses. A fortaleza pode ser visitada com hora marcada. O programa de turismo é gerenciado pelo NECOM, que prepara jovens locais para trabalharem como guias turísticos. Ligue para mais informações.

Não deixe também de visitar outros destinos incríveis para umas férias bem passadas e tranquilas no estado de São Paulo. Viaje até Ilhabela, Campos do Jordão ou Brotas.

Passagens aéreas promocionais para Guarujá

Como o Guarujá é um destino turístico é bastante fácil encontrar passagens aéreas promocionais para esse destino turístico. Tudo o que você tem que fazer, é procurar viajar na baixa temporada e pesquisar muito bem antes de comprar sua passagem. Comece já!

Compartilhe!