Dicas de Viagem a Ilha Grande: Roteiro Completo

Ilha Grande, uma ilha no estado do Rio de Janeiro, é o refúgio tropical repleto de muitas belezas e praias paradisíacas. É uma viagem de ônibus de 30 minutos de Angra dos Reis, uma pequena cidade costeira a cerca de 150 quilômetros de Copacabana, no Rio de Janeiro

A ilha é definida por praias de areia branca, águas cristalinas, trilhas na floresta e uma distinta falta de carros. Resumidamente, é um paraíso escondido brasileiro. 

Coisas importantes a saber antes de viajar até Ilha Grande

Confira algumas dicas de viagem que podem ser uteis em sua viagem a Ilha Grande: 

  • Não há carros na Ilha Grande: exceto alguns veículos de emergências, o que contribui para um ambiente tranquilo. Mas lembre-se disso ao fazer as malas e escolher sua acomodação, você não quer levar uma mala pesada pela estrada de terra por quilômetros.
  • Traga bastante dinheiro: há poucos, ou quase nenhum, caixa eletrônico na ilha. A maioria das pousadas, albergues e restaurantes aceita cartão de crédito, mas não todos, por isso, venha preparado.

Como chegar a Ilha Grande

Para chegar à Ilha Grande, você pegará uma combinação de ônibus ou van e balsa:

Do Rio de Janeiro

Se você estiver viajando do Rio de Janeiro para Ilha Grande, existem algumas maneiras de chegar à ilha. Você pode pegar um barco para a Ilha Grande de Mangaratiba, Angra dos Reis ou Conceição de Jacareí até o cais principal em Vila do Abraão, que é a principal cidade da Ilha Grande.

De Paraty

Muitas pessoas também viajam para Paraty quando estão visitando a Ilha Grande. Também é fácil ir de Paraty para Ilha Grande (ou vice-versa). Pegue um ônibus de Paraty para Angra dos Reis ou Conceição de Jacareí e pegue o barco para Abraão.

Melhor época para visitar a Ilha Grande

A época mais quente para visitar Ilha Grande é entre dezembro e março. Também é a mais movimentada, pois visitantes estrangeiros se aglomeram, mas também brasileiros nas férias de verão. Reserve as acomodações com antecedência se você estiver viajando durante esses meses.

De maio a início de outubro, o clima na Ilha Grande ainda é agradável (cerca de 20 ºC a 23 ºC). As multidões também são menores.

O que fazer em Ilha Grande

Confira algumas das principia coisas que você não pode deixar de fazer enquanto estiver em Ilha Grande.

Praia de Lopes Mendes

Existem duas maneiras de chegar a essa praia remota no canto sudeste da ilha. Você pode fazer a caminhada suada de 3 a 4 horas pela selva até a praia ou pegar um barco de táxi. Do ponto de partida do barco, são 15 minutos a pé pela selva até a praia. Você ouvirá a praia antes de vê-la, ondas que rugem em uma praia branca, onde a areia chia sob os pés. 

Praia Abraãozinho

Esta é uma das caminhadas mais fáceis da ilha, a apenas 1 km da cidade principal, sobre uma superfície relativamente plana. A maré muda rapidamente, então se prepare para molhar os pés se você estiver andando durante a maré alta, mas ainda não é um problema para superar a água. Embora haja praias acessíveis em Vila do Abraão, essa praia parecerá mais isolada.

Pico do Papagaio

Esta é uma das caminhadas mais desafiadoras, porém gratificantes da ilha. A caminhada no Pico do Papagaio é de 11 km no total e leva quase 1000m de altitude, onde você será recompensado com vistas deslumbrantes da ilha. 

A melhor maneira de fazer essa caminhada é começar à noite, por volta das 2 da manhã. Parece loucura, mas a ilha fica tão quente durante o dia que é mais agradável caminhar à noite. 

Mesmo durante a noite suo como um louco, não consigo imaginar fazer essa caminhada durante o dia. Mais importante, caminhando à noite, você chegará ao topo para o nascer do sol.

Praia de Palmas / Praia de Manguas

Esta caminhada é a mesma rota que você segue em direção a Lopes Mendes, começando no extremo leste da praia em Vila do Abraão. Você segue o caminho da vila e, eventualmente, a trilha se divide e você segue a segunda trilha até a Praia De Palmas / Praia de Manguas. 

Embora não seja tão popular quanto nas proximidades de Lopes Mendez, você encontrará menos pessoas nessas praias e a mesma beleza. É possível voltar de barco da Praia de Manguas para Vila de Abraão de barco depois, se você estiver cansado.

Passeios de barco

Se você não gosta de fazer caminhadas no calor, fazer um passeio de barco é outra ótima opção para conhecer outras partes da ilha. De qualquer agência de turismo da cidade, você pode reservar um passeio de barco de um dia que o levará de 3 a 5 paradas pela ilha. Eles variam de R$ 60 a R$ 170, dependendo da duração do passeio e quantas paradas você faz.

Outros destinos muito apreciados do Rio de Janeiro são Arraial do Cabo e Cabo Frio. Vale a pena conferir como alternativa a esse.

Passagens aéreas promocionais para Ilha Grande

Como você viu acima Ilha Grande é uma ilha e que não conta com aeroporto comercial próprio. Assim o aeroporto mais próximo é o do Rio de Janeiro, localizada a 100 km de distância. Chegando neste aeroporto, de lá você pode fazer um dos percursos que explicamos acima para chegar a Ilha Grande. 

Assim, se você estiver buscando passagens aéreas promocionais para Ilha Grande o destino que você precisa colocar é o aeroporto do Rio.

Compartilhe!