Ilhabela, localizado no litoral norte do estado de São Paulo é um dos destinos de férias mais procurados pelos brasileiros em São Paulo e no Rio de Janeiro, com suas belas praias, cachoeiras e mata atlântica intocada.
Este arquipélago, situado no lado oeste da deslumbrante costa do Litoral Norte, é bonito mesmo em nome, então aqui está tudo o que você precisa saber para ter uma visita inesquecível neste paraíso brasileiro.

Melhor época para visitar Ilhabela
O clima no litoral norte do estado de São Paulo é quente e úmido durante todo o ano, com chuvas muito mais altas nos meses de verão e janeiro, fevereiro e março com as temperaturas mais altas e as mais altas. Outubro a dezembro é uma boa época para visitar Ilhabela, pois há menos chuva e as praias não são particularmente cheias.
O que fazer em Ilhabela
Ilhabela é mais conhecida por suas belas praias. Além de relaxar nas praias de areia fina e desfrutar das águas quentes, os viajantes podem explorar a ilha enquanto caminham pelas colinas com vista para as praias.
Kitesurf, vela, surf e windsurf são atividades esportivas populares aqui. O mergulho e o mergulho livre também são populares, em parte devido ao fato de as águas que cercam Ilhabela abrigarem a maior concentração de naufrágios do país.
Praia do Bonete
Uma das praias que não se deve perder é a Praia do Bonete, no extremo sul da ilha. Esta praia foi nomeada uma das mais belas praias do Brasil pelo The Guardian. No entanto, a praia é de difícil acesso, você pode chegar de barco ou andando por uma trilha de 12 km.
Praia do Julião
Localizada a 6 km ao sul da travessia de ferry, a Praia do Julião é uma das praias mais bonitas e isoladas do lado de Ilhabela, voltado para o continente. Escondida entre as populares praias Feiticeira e Praia Grande, a Praia do Julião é tão pequena e bem escondida que você pode passar por ela se não estiver prestando atenção.
A praia em si tem belíssimas areias brancas e muitas piscinas naturais, o que a torna um ótimo local para mergulho. Apesar de seu tamanho, possui alguma infraestrutura para turistas.
Teiú
Uma opção de destaque em uma ilha que desaponta do ponto de vista comercial, o artista local Fred Teiu não apenas apresenta suas próprias pinturas com temas tropicais que variam de Frida Kalho a araras da selva, mas também uma vibrante e colorida coleção de cerâmica e artes e artesanato do Brasil, Turquia, México, Índia, Indonésia e além. Vale a pena dar uma olhada.
Ilha das Cabras
A Ilha das Cabras é uma das muitas pequenas ilhas que formam o arquipélago de Ilhabela e é um dos melhores locais para ver a vida marinha ao redor da ilha. Localizada ao sul da travessia da balsa, a pequena ilha fica em frente à praia de Pedras Miudas e abriga o Santuário Ecológico do Submarino, onde mergulhadores e snorkelers podem nadar com tartarugas, estrelas do mar, cavalos-marinhos e todos os tipos de peixes.
Praia do Jabaquara
No lado norte da ilha, a Praia do Jabaquara é a praia mais bonita e afastada que você pode alcançar por estradas pavimentadas. A praia em si é bem preservada, com areias deslumbrantes e uma maravilhosa paisagem circundante, cheia de exuberante floresta atlântica. A água é quase cristalina e no lado direito da praia há um riacho que flui da ilha para o mar e forma uma piscina de água doce.
Bonete
Visitar a praia do Bonete é inesquecível do começo ao fim e, desde que você não se importe em explorar, provavelmente é a praia imperdível de Ilhabela. Como o Saco do Eustáquio, é acessível por barcos que partem de Perequê, mas outra rota possível é fazer uma trilha de 4 horas pela selva, saindo da Ponta da Septuba, no ponto mais ao sul da ilha.
A trilha leva você a passar por lindas cachoeiras e, pouco antes de chegar, você tem uma vista soberba da praia que o The Guardian votou como uma das 10 melhores praias do Brasil.
Saco do Eustáquio
Enquanto o lado continental de Ilhabela é certamente ótimo para explorar, há outro lado da ilha que é muito menos visitado e ainda mais paradisíaco. O Saco do Eustáquio está localizado na ponta mais oriental da ilha e só pode ser acessado por barco.
Sua viagem começa no início da manhã na Praia do Perequê, um pouco ao norte da travessia de balsa e onde está localizada a maioria das embarcações e agências de turismo. Depois de pegar o barco e fazer a viagem pela ilha, você desce em uma das praias mais bonitas do Brasil, cercada por uma vegetação e belas águas calmas.
Como não há muita infraestrutura, apenas alguns quiosques que vendem alimentos e bebidas, faça uma viagem de um dia e volte para Perequê enquanto o sol se põe.
Teatro de Vermelhos
Este extraordinário teatro de 1100 lugares na selva foi inaugurado em 2016 como parte do novo Centro Cultural Baía dos Vermelhos de Ilhabela. Acolhe o Festival anual de Vermelhos em setembro: um evento de 2 dias de música, artes cênicas e artes visuais. O complexo também abriga um anfiteatro menor, cercado de forma jungly. Verifique com antecedência se uma sinfonia visitante está se apresentando – é especial.
Museu Waldemar Belisário
Este pequeno museu de 2 salas é dedicado a Waldemar Belisário, um conceituado pintor modernista paulistano de ascendência italiana que viveu e morreu em Ilhabela. A sala permanente exibe algumas de suas pinturas e objetos pessoais, enquanto uma sala temporária exibe exposições centradas no Brasil.

Não deixe de ver os nossos roteiros de viagem sobre outros locais incríveis do estado de São Paulo, tais como: Guarujá, Brotas ou Campos do Jordão.
Como faço para conseguir voos baratos para Ilhabela?
Ilhabela em si não possui aeroporto próprio, mas existem 2 aeroportos próximos para quem vem de partes mais distantes do Brasil. O mais conhecido e utilizado é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, ou Aeroporto de Cumbica, ambos localizados na cidade de Guarulhos, a 189 km de Ilhabela.
Assim, se você deseja encontrar passagens aéreas promocionais para esse lindo local, você deve colocar um dos dois aeroportos acima como destinos, e chegando lá pegar um ônibus ou alugar um carro com destino a Ilhabela.