Itacaré, no litoral do estado da Bahia, é um daqueles lugares que de alguma forma é mais do que você espera. Aqui, você encontra centenas de lindas praias tropicais e vilas de pescadores que parecem que pararam no tempo.
É um destino relaxante o suficiente para parecer uma fuga do mundo, mas não confunda isso com o tipo de lugar onde nada acontece. Há bares e festas na praia mais do que suficientes no verão para mantê-lo feliz.

Por que conhecer Itacaré?
Itacaré, uma pequena cidade no estado da Bahia, que tem uma vibração pacífica e boêmia que leva você a uma dimensão diferente. O turismo aqui tem como alvo mochileiros, surfistas e pessoas que procuram uma fuga ecológica da vida agitada da cidade.
Não espere encontrar hotéis de 5 estrelas, mas sim muitas pousadas acolhedoras e aconchegantes.
Como chegar
Antes de qualquer coisa você precisa saber que Itacaré não é um lugar fácil de chegar. É uma viagem de 5 horas saindo de Salvador, capital do estado Bahia, incluindo uma balsa. Você pode encurtar a viagem e fazer uma pausa nas cachoeiras de Tijuipe.
Como alternativa você pode voar para Ilhéus, que fica a apenas 70 km. No entanto, nas duas situações será preciso alugar um carro para descobrir as praias remotas da região.
O que fazer em Itacaré
Confira as principais coisas que você pode fazer em Itacaré:
- Praias: há muitas praias incríveis aqui para você aproveitar facilmente todo o seu tempo. No entanto, não perca as outras partes que também tornam Itacaré especial.
- Caminhada: caminhando pela floresta tropical fresca, os restos de um empreendimento meio construído aparecem. Um visitante português se apaixonou pela Bahia, comprou um terreno e começou a construir. Uma estranha coleção de lojas vazias de tijolos e madeira está espalhada pela trila, paredes desaparecem quando a floresta lentamente os reivindica de volta.
- Conheças as praias a pé: é melhor feito com um guia, para evitar se perder, caminhe pelas belas enseadas semi-desertas, onde pequenos riachos e pequenas cachoeiras cascateavam diretamente na praia.
- Cercada pela floresta tropical, uma lanchonete solitária vende panquecas de acarajé e tapioca frescas. Um a um, os surfistas chegam para surfar algumas das melhores ondas do Brasil.
- Ande de caiaque nos riachos da floresta tropical: alugue algumas canoas para o dia e suba a floresta tropical do Atlântico. Centenas de caranguejos espalham os lodaçais abaixo dos manguezais, os riachos levam a buracos escondidos sob cachoeiras e você sempre pode parar em um lugar à beira do rio para comer peixe fresco ou moqueca no almoço.
- Surf: Itacaré é bem conhecido entre os surfistas brasileiros por sua grande oportunidade, existem torneios de surf aqui todos os verões.
- Assista ao pôr do sol: vá até Ponta do Farol ou suba até o ponto mais alto que possui uma vista incrível para a baía de Itacaré para assistir um sol ardente cair no Atlântico.
- Faça um passeio de barco pela Baia de Camamu: Camamu e a Península de Marau são ainda mais idílicas que Itacaré, mas faltam os bares e restaurantes descontraídos para desfrutar à noite. Você pode participar de um passeio de barco de Camamu para o dia, saindo ao redor das ilhas da baía. Leve o seu material de natação e mergulhe no barco ou apenas desfrute de caipirinhas e suco de frutas a bordo.
Outras coisas que você pode fazer em Itacaré incluem outras atividades, veja.
Vila Rosa
Faça uma pausa na praia e entre na floresta para conhecer a Vila Rosa, uma fazenda de cacau maravilhosamente restaurada. Visitas guiadas levam os visitantes pela plantação para ver a coleta, fermentação e secagem dos grãos de cacau e depois para a fábrica de chocolate para provar o produto final.
A fazenda fica a 20 km de Itacaré, e a melhor maneira de chegar é fazer uma reserva no ônibus da Vila Rosa, que sai de Itacaré entre 9h e 10h.
Tome um café no charmoso café, dê um mergulho nas piscinas de pedra ou dê um caiaque no reservatório. Você pode até passar a noite em um dos cinco quartos da antiga mansão colonial.
Alamaim
Consiga degustar um delicioso humus aqui: este restaurante legal, porém casual, é especializado em comida árabe vegetariana, do falafel ao cuscuz, e possui um relaxante espaço no lounge, onde você pode relaxar após um dia surfando ou nadando.
Como chegar a Itacaré
Itacaré fica a cerca de 90 minutos ao norte de Ilhéus, no litoral baiano. Os ônibus regulares partem a cada hora para a rodoviária da cidade, de onde você pode pegar um táxi por alguns reais até sua pousada ou albergue.
Voos de Salvador para Ilhéus levam apenas 30 minutos e custam em torno de R$ 199. É muito mais barato pegar o ônibus entre os dois, mas isso levará cerca de 8 horas.

Voos baratos para Itacaré
Para quem deseja ter Itacaré como próximo destino de férias, o principal aeroporto e mais próximo é Aeroporto de Ilhéus, que fica localizado a 75 km da cidade.
Outra opção é o Aeroporto Internacional de Salvador, que fica localizado a 270 km, mas neste caso será preciso percorrer um caminha via balsa de Itaparica ou 391 km via BR-101.
Mas, de ambos os aeroportos, tanto de Ilhéus quanto de Salvador, será necessário alugar um carro ou ir de onibus para fazer o trecho final até Itacaré.
Assim, se passagens aéreas promocionais para Itacaré será preciso buscar passagens para um dos dois destinos. Mas, isso é algo muito simples de encontrar, já que Itacaré é um destino muito procurado, principalmente por surfistas.