Guia de Lazer e Turismo do Jalapão

O parque estadual do Jalapão é uma reserva natural localizada no leste do estado do Tocantins. Não se sinta muito mal se não souber onde é, isso porque a maioria dos brasileiros também não faz ideia. Mas, Jalapão é o sonho de um viajante de aventura.

Um dos principais pontos negativos da região é a dificuldade para se chegar até lá, mas os benefícios do Jalapão superam o desconforto físico. As recompensas de conhecer Jalapão são mentais e espirituais, isso por causa de toda beleza e tranquilidade que a reserva proporciona. 

Como chegar a Jalapão

O parque estadual do Jalapão fica a cerca de 6 horas de carro da cidade de Palma e é acessível apenas por um veículo 4 × 4. 

Jalapão fica no estado do Tocantins e a porta de entrada é sua capital, Palmas. De Palmas, são cerca de 320 km para chegar. Na maioria dos lugares, não deve demorar 6 horas para percorrer essa distância, mas Jalapão não é a maioria dos lugares.

A viagem é difícil, isso porque as estradas para chegar até lá não todos de terra com muitos buracos e quando chove fica ainda mais precária. 

Quando visitar Jalapão

De maio a setembro é a estação seca no parque estadual do Jalapão, portanto, espere que esses meses para que não tenha dificuldade para chegar até lá e para ter dias quentes e noites frias. O início do outono é o momento em que você verá a grama mais dourada. Os habitantes locais usam o capim dourado para o artesanato regional da região.

Coisas para fazer em Jalapão

Muitos lugares como Jalapão permanecem relativamente inexplorados por estrangeiros devido ao tempo e à dificuldade necessários para chegar lá. A dificuldade de acessar a região é realmente uma coisa boa, porque ajuda a preservar a região e o frágil ecossistema do excesso de turismo que ocorre em muitas áreas de beleza natural. 

No parque estadual do Jalapão, você encontrará dunas, cachoeiras, fontes naturais, trilhas, rios e montanhas cristalinas. Confira algumas das principais atividades turísticas que você pode praticar por aqui: 

Flutuando nos fervedouros 

Os Fervendoros são fontes naturais de água doce criadas a partir da forte pressão da água nos rios subterrâneos. No centro, há uma grande piscina de água azul transparente; do lado de fora da piscina, ela não parece diferente de qualquer outra nascente, mas, na realidade, a nascente de um rio subterrâneo está criando uma pressão suave da água que sobe sob a água torna quase impossível tocar o fundo das piscinas rasas. 

Mesmo o melhor nadador não será capaz de lutar contra a pressão suave de tocar o fundo. A pressão facilita a flutuação. Eles geralmente são cercados por vegetação selva, bananeiras, pântanos e córregos. 

Rafting

O Jalapão é repleto de aventuras para todos os níveis de viajante. Um dos maiores esportes de aventura da região é o rafting nas corredeiras do Rio Novo. Você não precisa ter experiência ou nadar para praticar rafting. 

O rio reflui e flui entre pesadas corredeiras turbulentas e águas calmas. Com o equipamento de segurança fornecido pelas agências de turismo e uma breve introdução ao rafting, toda a equipe pode praticar rafting. 

Existem duas opções diferentes para aventuras de rafting em Jalapão. A primeira é a aventura de longa distância que pode levar até quatro dias. No tour de quatro dias, você poderá conhecer cachoeiras avançadas e acampar durante a noite em pequenas praias de areia branca que se constroem nas margens do rio. A segunda opção é um passeio de três horas muito mais rápido e a primeira escolha para muitos visitantes.

Pôr do sol nas dunas do Jalapão

As dunas de Jalapão estão em constante movimento porque a areia é constantemente redirecionada pelos ventos. Ao longo dos anos, o vento transformou a areia de quartzo em um platô de 30 metros de altura. Caminhamos até o topo da duna e assistimos ao pôr do sol sobre as montanhas.

Cataratas e cascatas 

Alimentada pelo rio Novo, a cachoeira da Cacheira da Velha é a maior do Jalapão e uma das principais atrações da região. Ele tem vibrações nas Cataratas do Niágara, com a água caindo em duas quedas separadas em forma de ferradura, cada uma com mais de 70 pés de largura. 

Mesmo ao lado da cachoeira, há uma pequena praia, de água doce e calma e cercada por uma galeria de floresta. A trilha para chegar à pequena praia é uma atração por si só, fácil de percorrer, com paradas no caminho para passear e descansar. Existem centenas de outras cachoeiras na região. Alguns pequenos e outros grandes, mas a maioria deles só pode ser acessada com um guia.

Caminhe pelo desfiladeiro de sussuapara

O desfiladeiro de Sussuapara é uma caverna verde e úmida de arenito natural criada pela água que corre sobre as rochas. Ao longo dos anos, a água gravou e corroeu a pedra em lindas barreiras naturais de 60 metros de comprimento e 15 metros de altura. Dentro do canyon, você encontrará belas cachoeiras, riachos frescos, musgo e centenas de samambaias que crescem nas encostas íngremes.

O que esperar do parque estadual do Jalapão

Jalapão tem uma densidade populacional muito baixa, mas essa baixa população ajudou a preservar o estado natural do deserto, mas também significa que você deve levar e levar tudo o que precisa, porque há muitos poucos lugares para comprar mercadorias. 

A falta de acesso preservou alguns dos únicos exemplos do mundo de regiões selvagens intocadas. O Rio Novo, por exemplo, é um dos últimos rios de água potável do mundo. Embora Jalapão não seja para os fracos de coração, os poucos que fazem a jornada se lembrarão dela pelo resto de suas vidas.

Como faço para chegar ao Jalapão de avião?

O aeroporto mais próximo do parque estadual do Jalapão é o de Palmas, assim para encontrar passagens aéreas promocionais para Jalapão você deve direcionar suas pesquisar para lá. O aeroporto de Palmas, recebe voos das principais cidades do Brasil.

Assim, encontrar passagens aéreas promocionais para Jalapão não será uma tarefa difícil, basta apenas pesquisa em ferramentas que encontram voos baratos e com boas promoções. 

Compartilhe!