Guia de Viagem a Jijoca de Jericoacoara

Esta pequena vila de pescadores no Ceará, na costa nordeste do Brasil, é o tipo de lugar paradisíaco onde mochileiros ficam presos por semanas. Jericoacoara é famosa em todo o Brasil por windsurf e kitesurf, mas essas não são as únicas atrações deste paraíso tropical.

Rodeado por belas praias e dunas de areia, é o lugar perfeito para relaxar durante as suas tão sonhadas férias. 

Quando ir a Jericoacoara

O clima é chuvoso nos primeiros seis meses e seco e ensolarado no resto do ano. Nunca faz frio. As baixas de temperatura estão sempre acima de 22 ° C e altas entre 30 ° C. A melhor época para visitar é de junho a dezembro.

A alta temporada vai de julho a fevereiro e inclui a temporada de windsurf-kitesurf (agosto a dezembro), férias escolares (julho e janeiro) e semana de carnaval (geralmente em fevereiro).

As lagoas de Jijoca são mais profundas entre junho e outubro, um efeito do clima chuvoso nos primeiros meses do ano. Se você não velejar, vá em junho, o mês mais econômico em Jeri: já está ensolarado, mas os preços mais altos ainda não chegaram. 

Normalmente, os meses mais chuvosos são março e abril. Não chove tanto em maio, mas você pode obter mais dias nublados do que esperaria.

Coisas que você precisa saber antes de visitar Jericoacoara

Confira algumas das principais coisas que você precisa saber antes de visitar Jericoacoara.

Não é fácil chegar 

Infelizmente, este pedaço do paraíso não é apenas um simples passeio de Uber para longe do aeroporto. A cidade principal mais próxima é Fortaleza, capital do Ceará. Os viajantes podem pegar um ônibus da cidade ou contratar um serviço de transporte, e a viagem levará cerca de seis ou sete horas, dependendo do modo de transporte. Eventualmente, todos os viajantes que chegarem de carro ou ônibus precisarão mudar para buggies para navegar na área do parque e chegar à praia.

Traga dinheiro 

Não há caixas eletrônicos em Jericoacoara. Embora mais restaurantes e pousadas aceitem cartões de crédito, é melhor ter dinheiro pronto e você precisará dele para todas as atividades que deseja experimentar na área, como kitesurf. 

Você não precisa alugar um carro

A melhor maneira de chegar a Jericoacoara é reservar um traslado (normalmente você pode fazer isso através de suas acomodações) e não há necessidade de carro quando chegar. As ruas são literalmente feitas de areia, e alugar seu próprio buggy é uma opção, mas você deve ficar longe das dunas para não se perder. Sua pousada ou albergue pode ajudar com transferências para qualquer outro lugar.

Faça reservas com antecedência

Jericoacoara pode ser difícil de alcançar, mas está se tornando cada vez mais popular. Há um número limitado de pousadas e albergues na área, portanto, você deve reservar suas acomodações com antecedência para garantir que você não dirija horas para chegar lá, apenas para não ter lugar para ficar. 

Cada vez mais pousadas estão oferecendo reservas online para facilitar ainda mais o planejamento de sua viagem.

Respeite o meio ambiente 

Jericoacoara não é apenas um cenário de praia. Ele fica dentro de uma área de preservação e faz fronteira com parques, portanto, lembre-se de que todo lixo deve sempre ir para as lixeiras. 

Além disso, você precisará seguir as trilhas marcadas e deixar pedras ou conchas do mar onde elas estiverem. A beleza natural do lugar faz parte do que o torna tão deslumbrante, então lembre-se de respeitá-la.

O pôr do sol é lindo 

Pode ser difícil chegar a Jericoacoara e ter algumas limitações, mas lembre-se de que é praticamente o paraíso na Terra, apesar das desvantagens. Uma coisa que você deve saber antes de ir para lá é que o pôr do sol é extraordinário, porque é um dos poucos lugares do Brasil onde você pode ver o que é chamado Emerald Sunset. 

Este é um fenômeno que acontece exatamente quando a borda do sol afunda no horizonte. Ele fica com uma cor verde brilhante por apenas um instante e é um dos motivos pelos quais Jericoacoara vale a pena o esforço para visitar.

O que fazer em Jericoacoara e arredores

Confira algumas das principais atrações turísticas e lugares para você conhecer em Jericoacoara e arredores:

Lagoa do Paraíso

Esta incrível lagoa no Parque Nacional de Jericoacoara possui belas águas azul-turquesa e parece mais o oceano do que um lago. Existem construções de madeira onde você pode relaxar em uma rede, sendo refrescado pela água do lago. 

Pedra Furada

Apenas a três quilômetros de Jericoacoara, você pode ver um impressionante arco de pedra no mar! Continue andando pela praia principal, mas tome cuidado, pois a maré alta chega rápido, para que a praia desapareça!

Caminhe até as dunas e desfrute da vista para o mar até chegar a esse enorme arco. Para voltar, você também pode pegar o caminho direto para a vila. 

Esportes Aquáticos

Surf, kitesurf, windsurf, stand-up paddle, você pode praticar todos os tipos de esportes aquáticos em Jericoacoara! Muitas escolas oferecem aulas ou pacotes diários para aprender, ou você também pode apenas alugar o equipamento e experimentá-lo.

Passagens aéreas promocionais para Jericoacoara

Quem deseja encontrar passagens aéreas promocionais para Jericoacoara tem duas opções, focar suas pesquisas para o Aeroporto Regional de Jericoacoara, que fica localizado na cidade vizinha de Cruz, a 30km de distancia ou focar suas pesquisas para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, localizado na cidade de Fortaleza, que está a 300km de distancia. 

Assim, opções não faltam para você conseguir encontrar passagens aéreas promocionais para Jericoacoara e poder economizar em sua viagem. Use sites que buscam voos baratos nas várias cias! Boa viagem!

Compartilhe!