Lugares Deslumbrantes nos Lençóis Maranhenses

Alguns dos cenários naturais mais impressionantes que você encontrará no Brasil, até no mundo, podem ser encontrados em um parque nacional dos Lençóis Maranhenses, na costa leste do estado do Maranhão, no Brasil. 

Essas dunas de areia separadas por lagos de água da chuva brilhantes e cristalinas podem parecer um cenário bastante simples, mas é realmente um lugar que vale a pena conhecer e que não envelhece!

Cidades principais mais próximas

Conheça as 3 principais cidades próximas aos Lençóis Maranhenses  que você não pode deixar de conhecer durante a sua viagem:

Barreirinhas

Barreirinhas é uma cidade mais desenvolvida, ao longo do rio Preguiças. Este é o melhor lugar para ficar para visitar a região, se você estiver procurando passeios compartilhados, com muitas opções de refeições e acomodações.

Para chegar aqui, você pode pegar um mini-ônibus ou van de 5 horas ou um carro particular. Outra opção é alugar um carro e dirigir por conta própria! Muitas das acomodações aqui têm estacionamento, e as estradas são relativamente fáceis de navegar!

Santo Amaro

Santo Amaro é uma pequena vila, onde você pode escolher uma pousada ou se hospedar em casas de família para você visitar. Este destino é único, porque é o mais próximo dos Lençóis Maranhenses  e você tem a oportunidade de ver lagos e dunas menos visitadas. 

Muitos dizem que esta é a parte mais bonita do parque, ainda este é o lugar perfeito para ficar, se você quiser mais contato com a comunidade local e se afastar de tudo, enquanto aprecia a paisagem do parque nacional. 

Atins

Atins é uma pequena vila, subindo o rio Preguiças de Barreirinhas. A vila também fica ao longo de uma praia tranquila e possui uma variedade de pousadas, que variam de mais básicas a mais requintadas. 

Para chegar aqui, você provavelmente irá primeiro a Barreirinhas e depois fará um passeio de barco ou carro 4×4 até a vila. Uma maneira fácil de chegar lá é fazer o passeio “Lençóis Pequenos” pelo rio, que tem paradas ao longo do caminho, e na última parada perto da praia em Caburé, você pode fazer um rápido passeio de barco até Atins. Esta vila é ótima para quem quer visitar os Lençóis Maranhenses, passar algum tempo na praia e desfrutar de um ambiente mais tranquilo.

O que fazer

Confira as coisas que você não pode deixar de fazer enquanto estiver aqui nos Lençóis Maranhenses: 

Voando sobre os Lençóis Maranhenses

Um passeio incrível de se fazer na região é fazer um passeio pequeno de avião pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Isso é um pouco mais caro que os outros passeios, mas vale a pena pela vista. 

Lagoa Azul

Você terá mais opções para passeios saindo de Barreirinhas, isso porque esses passeios partem de caminhonetes, com bancos na carroceira, onde você se juntará a outros viajantes e poderá visitar os lagos mais lindos, dependendo da estação e das condições climáticas.

Os passeios mais populares são os passeios de meio dia e variam de R$ 70 a R $100 por pessoa, incluindo transporte e entrada no parque nacional. Estas são as maneiras mais econômicas de visitar as dunas, e vale a pena. 

É perfeito para conhecer o parque e conhecer viajantes de todo o Brasil. Os mais populares são os passeios à Lagoa Azul e Lagoa Bonita. Estes são ótimos passeios de introdução aos Lençóis, onde você pode ver dunas, lagoas incríveis e provar o que o parque tem a oferecer.

Canto de Atins e Betânia são regiões que você pode visitar saindo de Atins e Betânia, respectivamente, e vale a pena fazer, especialmente se você quiser vistas exclusivas do parque. 

Caminhadas pelo oásis

Se você está interessado em mais aventura e gosta de caminhar, esta é a opção de passeio é perfeita para você! Existem opções que variam de 1 a 5 dias de caminhada pelo Parque Nacional, onde você pode ficar em redes ou acomodações simples em casas de família. 

Esta é a opção perfeita para interagir com os habitantes locais, experimentar a cozinha regional e se exercitar. Você também terá acesso a lagoas e dunas que os viajantes que não fazem passeios de jipe ​​e barco, podem conhecer algumas das partes mais espetaculares e remotas dos Lençóis Maranhenses.

Pequena excursão

Este é um passeio de barco que leva você até o rio Preguiças, com 3 paradas. Este rio é cercado por manguezais e palmeiras, e é um belo passeio de barco, feito em lanchas de tamanho médio.

A primeira é visitar uma parte dos pequenos dos Lençóis Maranhenses, literalmente uma versão menor do parque vista do outro lado do rio. As dunas não são tão pisadas, e as lagoas são menores. Nesta parada, você pode ver um pequeno parque de conservação com macacos prego e talvez tirar uma foto com um.

Na segunda parada, você visita a vila de Mandacaru, onde há um antigo farol naval no qual você pode subir ao topo e obter excelentes vistas da região. Também é uma boa parada para tomar um sorvete, tomar uma bebida ou comprar lembranças.

A parada final, em Caburé, é onde você provavelmente almoçará em um restaurante à beira do rio e também poderá visitar o oceano! De um lado da vila fica o rio e o outro, o mar. Aqui, você pode alugar ATVs e dirigir pelos Pequenos Lençóis!

Como chegar de forma rápida e econômica?

O aeroporto mais próximo para chegar aos Lençóis Maranhenses é o de São Luís que fica localizado a 240 km de Santo Amaro, 260 km de Barreirinhas e 260 km + 1 hora de barco de Atins.

Se você estiver procurando passagens aéreas com desconto para os Lençóis Maranhenses é preciso colocar esse aeroporto como destino final. E chegando à cidade, veja qual a melhor possibilidade para chegar no destino final.

Compartilhe!