14 Coisas para Fazer em Ouro Preto

Uma cidade colonial em Minas Gerais, Ouro Preto é conhecida por seus prédios em estilo barroco, igrejas de design complexo e ruas sinuosas de paralelepípedos. 

Sua arquitetura incrível transformou Ouro Preto no primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO no Brasil e suas ruas pitorescas estão cheias de joias e atrações escondidas para explorar. 

Praça Tiradentes

A praça Tiradentes é o verdadeiro coração de Ouro Preto, em homenagem ao líder revolucionário do Brasil no final do século XVIII, cujo monumento comemorativo de suas ações fica no meio da praça. 

Como toda praça principal de qualquer outra cidade, você pode encontrar muitas lojas de artesanato e pequenos cafés ao redor da praça. Dois edifícios mais notáveis ​​que você pode encontrar na praça são o Museu de Mineralogia, que também contém a Escola de Mineração, no lado norte da praça, e o Museu da Inconfidência, no lado oposto da praça.

Igreja de São Francisco de Assis

A obra-prima de Aleijadinho em Ouro Preto é a Igreja de São Francisco de Assis, ele projetou e esculpiu o exterior, incluindo as esculturas em pedra-sabão na frente. 

Museu Casa Guignard

Inaugurado em 1987, o Museu Casa Guignard presta homenagem a Alberto da Veiga Guignard, um dos melhores pintores e designers brasileiros do século XX. 

O museu guia os visitantes através de uma linha do tempo que vai do nascimento de Guignard até sua morte com uma exibição que celebra suas obras de arte e sua vida pessoal. 

Existem três salas no museu com exposições permanentes e suas pinturas capturam sua paixão e amor pelas paisagens brasileiras, especialmente Ouro Preto.

Museu da Inconfidência

Este museu dentro do histórico edifício barroco do final do século XVIII lembra aos visitantes o movimento de independência malsucedido, já que essa parte do Brasil estava protestando contra a colônia portuguesa. Você pode encontrar aqui alguns artefatos da época, biblioteca, arquivos e uma tumba de Tiradentes.

Basílica Nossa Senhora do Pilar

Uma das igrejas mais conhecidas de Ouro Preto, a Basílica Nossa Senhora do Pilar é uma igreja católica no centro histórico da cidade. Sua construção começou no final do século XVII e hoje permanece em bom estado, com um interior banhado a ouro e figuras religiosas intrincadamente esculpidas. 

A fim de proteger as delicadas esculturas artísticas no interior, algumas com séculos de idade, são proibidas fotos do interior da igreja.

Museu de Mineralogia

Ouro Preto e geralmente todo o estado de Minas Gerais são ricos em minerais, e você pode encontrar muitas minas por toda a região. Se você decidir visitar o Museu de Mineralogia, pode ver aqui a coleção e muitos exemplos de minerais variados.

Museu da Farmácia

Como parte da Escola de Farmácia, integrada à Universidade Federal de Ouro Preto, o Museu de Farmácia dedica-se aos estudos e à prática profissional de farmácia e medicina entre os séculos XIX e XX em Ouro Preto. 

Os displays incluem um arquivo preservado de notas, algumas locais, outras da Europa, equipamentos e diferentes tipos de medicamentos e drogas que datam do século XVIII.

Capela do Padre Faria

Do lado de fora, esta capela, uma das mais antigas de Minas Gerais, parece modesta, mas quando você entra, você se surpreenderá com o rico interior dourado.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de formato redondo, foi construída por escravos africanos e era o único lugar onde eles podiam rezar no final do século XVIII.

Parque Estadual de Itacolomi

Nos arredores de Ouro Preto fica Itacolomi, um parque estadual composto por paisagens montanhosas e com atrações naturais, como uma pitoresca cachoeira e um lago seguro para nadar. 

O parque é popular entre os caminhantes que podem desfrutar de dezenas de diferentes caminhos no parque, incluindo a caminhada até o pico de Itacolomi, um dos pontos mais altos da região, que oferece amplas vistas sobre Minas Gerais. O parque também possui um centro de visitantes e um restaurante, embora, se você for fazer caminhadas, ainda é aconselhável levar água e lanches com você.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais importantes de Ouro Preto. Foi concluída em 1746, mas a fachada vem do século XIX. O principal destaque aqui são oito altares ricamente decorados. Esta igreja também abriga o Museu Aleijadinho, e é o local onde o Aleijadinho está enterrado.

Mine du Veloso

A mina do Veloso é uma antiga mina de ouro com 400 metros de câmara subterrânea sustentada por pilares. Um guia leva os visitantes pela mina, descrevendo a história da busca de ouro no Brasil e as várias técnicas empregadas pelos africanos escravizados que lá trabalhavam, além de discutir a vida cotidiana e os costumes dos mineiros. 

Igreja de São Francisco de Paula

Esta igreja fica bem na entrada de Ouro Preto, e como está igreja fica em uma colina você pode admirar a paisagem urbana, e pode ver toda a cidade embaixo de você e exuberantes colinas verdes ao redor. 

Museu do Oratório

O Museu do Oratório possui uma grande coleção de oratórios, figuras religiosas, altares intrincados e santuários que datam entre os séculos XVII e XX. O museu fica dentro da Casa do Noviciado, uma mansão reformada de três andares, onde o arquiteto e artista barroco Aleijadinho viveu temporariamente enquanto trabalhava na igreja Nossa Senhora do Carmo, nas proximidades.

Não deixe de ver também nosso guia turístico sobre Capitólio, também uma atração incrível no estado de Minas Gerais.

Compartilhe!