Roteiro de Turismo a Paraty: O Que Fazer!

Paraty é uma pequena cidade encantadora no extremo sul do estado do Rio de Janeiro. No passado Paraty foi um porto de ouro próspero, e agora é um refúgio popular para artistas e com muitos pontos turísticos, com seu arquiteto colonial português e excelentes maravilhas naturais, sem dúvida, seus principais atrativos. 

A região é rica em atividades e atrações, por isso não deixe de conferir as principais coisas a fazer durante a sua estadia por lá.

Centro histórico de Paraty

Não há como você estar em Paraty sem explorar o centro histórico, e se você tiver apenas algumas horas para passar na cidade, não praias, mas o centro de Paraty deve estar no topo de sua lista de coisas que você não pode falta, pois é verdadeiramente excepcional. 

O centro de Paraty é uma zona livre de carros, o que o torna ainda mais agradável para todos os visitantes. Assim, ao contrário de outras cidades, você pode andar por aí sem ter um medo constante de ser atropelado por motoristas, e pode se concentrar inteiramente em a arquitetura ao redor.

Todas as casas no centro da cidade são cuidadosamente restauradas, persianas e portas, ruas de pedra recém-pintadas e calçadas, estão alinhadas com museus, galerias, restaurantes, café e bares de vinho e lojas de artesanato.

Forte defensor do perpétuo

Quando Paraty foi construída, havia muitas invasões de piratas no Brasil. Para evitar invasões e roubo de ouro, a vila de Paraty foi estrategicamente construída no final de uma baía, dificultando o acesso para garantir a proteção da cidade. Na entrada da baía, o Forte Defensor do Perpétuo foi construído para vigiar todos os navios que chegavam lá.

O forte ainda está de pé, mas se trata de um pequeno edifício isolado, muito semelhante às casas coloniais do centro histórico. 

Praia Barra do Corumbê

Esta pequena praia oferece vistas esplêndidas sobre a baía e é um bom local para um dia em família, especialmente com crianças pequenas, pois a água é calma, limpa e rasa. 

Também é um bom lugar para aprender a remar em pé, pois as águas lisas garantem a oportunidade de equilibrar o equilíbrio. 

Casa da cultura

A casa da cultura é o local cultural mais importante da cidade pois tem várias exposições de artistas de Paraty. 

A visita por norma é bem rápida, no entanto depende da exposição é claro, mas você não levará mais de 30 minutos para ver tudo. Importante dizer que o Centro está aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras, até às 22h! 

Visite Trindade por um dia

As praias mais próximas a Paraty não são a areia branca perfeita para fotos que você possa ter em mente. Em vez disso, eles são melhores como um lugar para desfrutar de uma cerveja em uma das muitas mesas e cadeiras de plástico. A praia real é um pouco estreita, muito cheia e não é especialmente limpa. Para as melhores praias da região, siga 30 a 45 minutos ao sul para Trindade.

Fora da cidade, a paisagem instantaneamente se transforma em uma vegetação luxuriante e altas montanhas arborizadas. As cidades são mais como aldeias e as praias são algumas das mais bonitas que vi durante toda a minha viagem.

Pare na Praia do Rancho para a maior parte da atividade. Aqui há muitos restaurantes de frutos do mar e bares movimentados na alta temporada. 

Mais abaixo, no trecho da praia, e através de algumas trilhas, você encontrará a Praia do Meio e, se continuar na Praia do Cachadaço. Quanto mais você anda, menos pessoas encontrará. No final de todas as trilhas, cerca de 50 minutos há uma piscina natural, perfeita para flutuar e relaxar.

Manguezais de Jabaquara

Para acessar os manguezais, você precisa atravessar a praia de Jabaquara e a única maneira de fazer isso é por mar, o que adiciona um elemento extra de aventura à expedição. 

A melhor e mais divertida maneira de fazer isso é alugar um caiaque e remar, o que dá a chance de chegar bem perto dos manguezais. Continue pelos manguezais até chegar ao excelente Saquinho do Corumbê, uma pequena baía marítima com águas cristalinas.

Saco de Mamanguá

Essa linda enseada em forma de fiorde corta um canal estreito de 7 km nas montanhas a sudeste de Paraty. Várias empresas de turismo baseadas em Paraty oferecem passeios de barco aqui. Como alternativa, contrate um guia para os árduos 2 km de caminhada até o pico dramático conhecido como Pão de Açúcar de Mamanguá (438m) para obter excelentes vistas das baías e ilhas abaixo.

Flip

Desde o lançamento em 2003, o festival literário internacional de Paraty se transformou em um dos maiores eventos culturais do ano, atraindo autores de todo o mundo por cinco dias a cada julho. Painéis de autores, debates, workshops e outros eventos acontecem em uma grande tenda ao longo da margem do rio, ao norte do centro histórico.

Viagem até Paraty: voos baratos tem?

O aeroporto mais próximo de Paraty é o aeroporto na cidade do Rio de Janeiro, localizado a 240 km de distância. Assim, para você que busca passagens aéreas promocionais para Paraty é preciso colocar a cidade como destino e de lá alugar um carro ou pegar um ônibus com destino a Paraty. 

Use sempre os comparadores de preços nas várias cias! Não vacile na hora de comprar sua passagem aérea.

Compartilhe!