Turismo em Petrópolis: O Que Visitar?

Localizada no zona federativa do Rio de Janeiro, Petrópolis é uma cidade colonial a apenas 70 quilômetros da capital do estado. 

Como a antiga casa do último imperador do Brasil, Pedro II, desempenhou um papel significativo no passado imperial do país e traços da história são evidentes em toda a cidade. Os destaques incluem arquitetura histórica, museus fascinantes, longas trilhas na floresta e uma fábrica de cerveja brasileira com visitas guiadas e degustações.

Cervejaria Bohemia

Diz muito sobre o caráter de uma cidade quando sua principal atração é uma cervejaria gigante. De fato, a Cervejaria Bohemia se intitula como a maior cervejaria do Brasil. Suas visitas guiadas são imensamente populares. Eles conduzem você pelos milhares de anos da história da cerveja, como diversão em exposições interativas de luz, som e vídeos em 3D, o passeio é repleto de curiosidades interessantes. 

E depois da história, há o passeio pela própria cervejaria, levando você a todas as diferentes etapas da fabricação de cerveja. Obviamente, como em todos os ótimos passeios de cervejaria, há uma sessão de degustação de cerveja no final. Você pode terminar sua visita no bar ou no restaurante.

Museu Imperial do Brasil

O Museu Imperial do Brasil já foi à casa de verão do ex-imperador Pedro II. O grande edifício rosa e branco é hoje um dos museus mais visitados do país, com exibições históricas, incluindo uma enorme coroa de ouro e uma exposição de arte contemporânea. 

Para proteger o piso histórico, os hóspedes devem usar chinelos fornecidos especialmente para entrar e é proibido tirar fotos do interior.

Museu Casa De Santos Dumont

Esta residência de verão em estilo alpino francês de Alberto Santos Dumont, famoso inventor brasileiro, balonista e aviador, foi construída em 1918. Ele e outros chamavam a casa de ‘Encantada’, em homenagem ao nome da colina em que ficava. 

No interior, o layout da casa é altamente eficiente, o térreo era uma oficina e um laboratório científico, o segundo andar tem um mezanino, um quarto e banheiro, e um mirante na cobertura que serviu como um observatório de astronomia. 

Esta foi também a primeira casa no Brasil a ter água quente corrente para o banho. Maravilhosamente excêntrico, esse é o tipo de casa que a maioria dos românticos sonha em possuir.

Palácio Quitandinha

Construído entre 1941 e 1946, o Palácio Quitandinha já foi um hotel resort de luxo e recebeu várias estrelas famosas como Carmen Miranda e Walt Disney. Hoje em dia, é um centro cultural e uma atração turística popular. 

O edifício é aberto ao público, permitindo aos visitantes explorar o interior ou simplesmente sentar-se nos belos gramados circundantes e admirar a deslumbrante fachada do edifício.

Palácio de Cristal

Inaugurada em 1884, esta adorável estufa foi encomendada pelo Conde d’Eu e pela Princesa Isabelle para exibir flores, outras plantas e pássaros da região. Em 1888, a princesa realizou uma festa histórica, onde simbolicamente libertou alguns escravos, apenas um tempo antes de assinar uma lei que formalmente aboliu a escravidão no Brasil. 

O palácio é amado por seu corpo bonito e elegante em vidro e aço, seus grandes lustres, suas duas fontes de cada lado e sua coleção dos monumentos em miniatura da cidade. Não funciona mais como estufa. 

Exposições especiais e eventos organizados são realizados lá agora. Consulte o site da atração para obter detalhes sobre os próximos eventos. Tempere suas expectativas, pois não há muito mais para ver lá.

Parque Nacional Serra dos Órgãos

Este imenso parque nacional contém a serra dos Órgãos e protege as fontes naturais de água doce da cidade. Existem mais de 10 picos lá acima de 2.000 metros e a formação rochosa mais famosa é o distinto Dedo de Deus, que parece ser um grande indicador apontando para o céu. 

O parque oferece maravilhosas caminhadas na floresta, paisagens montanhosas e uma coleção de cachoeiras e piscinas naturais.

A arquitetura da igreja seria motivo suficiente para visitá-la, pois é linda, uma estrutura neogótica francesa em ascensão que levou quase 88 anos para ser construída. No entanto, é também o mausoléu real, onde o imperador Dom Pedro II; Imperatriz Teresa Cristina; A princesa Imperial Isabel e seu marido, príncipe Gaston, o conde da UE, estão enterrados. 

Os destaques da igreja são:

  • Os túmulos reais e nobres
  • A torre de 70 metros de altura com seu carril de 5 sinos de bronze
  • Um altar principal de calcário
  • A estátua de mármore de Carrara de São Pedro de Alcântara
  • Os belos vitrais com poemas do rei os impressionaram
  • As portas principais de 2400 kg

Museu de Cera

Uma adição relativamente nova a Petrópolis, o Museu de Cera mostra de forma realista celebridades brasileiras e internacionais em formas de cera em tamanho natural. 

Estrelas mundialmente conhecidas como Batman, Marilyn Monroe, Elvis Presley e Mr. Bean estão lá, além de importantes ícones e líderes brasileiros. O museu contribui para uma atividade agradável à tarde e é popular entre as crianças.

Palácio Rio Negro

O palácio era o lar do barão da borracha alemão Waldemar Scholz, e mais tarde foi a residência de verão dos Presidentes do Brasil. Em 1997, foi refeito em centro de convenções e cultura. 

Exposições de arte especiais, apresentações musicais e galerias de fotografia são frequentemente hospedadas aqui. Ao visitar, observe os móveis antigos e a decoração da época, eles refletem a era da borracha no Brasil. Você pode visitar o próprio palácio de graça, mas pode ter que pagar a entrada em caso de eventos e exposições especiais.

Viagem para Petrópolis: como chegar?

Como você viu acima, Petrópolis fica a apenas 70 km de distância da capital do estado Rio de Janeiro, assim se você estiver buscando passagens aéreas promocionais para Petrópolis deve direcionar suas buscas para a capital do estado e assim chegará sem problemas.

De lá, basta alugar um carro ou pegar um ônibus com destino a Petrópolis, mas encontrar passagens aéreas promocionais para Petrópolis é muito simples por este motivo. 

Não deixe de experimentar outros lugares do estado RJ que vai adorar tais como a Ilha Grande ou Cabo Frio. Ambos para além de zonas montanhosas também possuem praias muito boas.

Compartilhe!