Viagem a Porto Seguro: O Que Conhecer!

Porto Seguro é um lugar incrível e fascinante no estado da Bahia no nordeste brasileiro. Esta cidade costeira oferece uma combinação fantástica de história rica, cultura baiana, culinária deliciosa, vida noturna emocionante, praias de areia branca, paisagens encantadoras e vegetação tropical.

A diversão nunca para neste lugar. Há tantas coisas para fazer em Porto Seguro que você sempre achará difícil cobrir todas elas, a menos que você fique aqui por alguns dias. 

Memorial da Epopéia do Descobrimento

Perto da praia, ao norte da cidade, o Memorial da Epopéia do Descobrimento é uma parada que vale a pena fazer em Porto Seguro. 

O parque apresenta uma réplica do navio português que desembarcou pela primeira vez nas costas brasileiras. Os jardins botânicos circundantes também apresentam uma réplica de uma vila indígena; os guias são descendentes dos Pataxó.

Centro histórico 

O centro histórico é um dos lugares imperdíveis da cidade, sendo uma das primeiras cidades do país, Porto Seguro desempenhou um papel significativo na descoberta e colonização do Brasil. 

O local foi estabelecido em 1535, embora tenha sido destruído por um incêndio duas décadas depois. Foi reconstruído mais tarde no século XIX. Hoje existem 48 edifícios que incluem três igrejas.

Você pode subir uma escada da rua abaixo para chegar ao centro histórico. A bela vista do oceano de cima faz a subida valer a pena. À noite, por motivos de segurança, é melhor evitar as escadas e pegar um táxi. 

Um sistema de iluminação especial ilumina toda a área à noite, além disso, não se esqueça de comprar lembranças e desfrutar de lanches locais enquanto estiver lá. 

Aqui estão os monumentos importantes para ver:

  • Marco do Descobrimento.
  • Igreja de Nossa Senhora da Pena.
  • Igreja da Misericórdia.
  • Capela do Salvador
  • Forte
  • Câmara e prisão
  • Casa do Ouvidor
  • Carnaporto

O Carnaval de Porto Seguro, um dos mais famoso da Bahia depois de Salvador, é relativamente pequeno e seguro, consistindo em alguns trios elétricos percorrendo a principal da cidade tocando muita música e axé. 

Hoje em dia, muitos turistas vêm para as festas do outro lado do caminho em Arraial d’Ajuda, que é outro destino turístico muito conhecido. 

Museu de Porto Seguro

O Museu Porto Seguro está instalado no antigo prédio do conselho da cidade, aqui as exposições lhe darão vislumbres dos primeiros assentamentos no Brasil. 

O museu contém várias salas, cada uma das quais retrata ou dá informações sobre a vida durante os primeiros dias e a era colonial. 

Você também poderá assistir a vários filmes e documentários informativos que cobrem ritos e celebrações dos velhos tempos. O museu é um ótimo lugar para se visitar, principalmente se você gosta de história ou tem curiosidade sobre o passado do Brasil.

Pedra Marcadora de Gonçalo Coelho

A Pedra Marcadora de Gonçalo Coelho marca o local onde o explorador português conquistou esse trecho da costa de povos nativos no início do século XVI.

Baía de Porto Seguro

A Baía de Porto Seguro fica no lado norte da cidade e embora não haja limites rígidos, a longa praia de areia branca é dividida em quatro praias principais: Praia Curuípe, Praia Itacimirim, Praia Mundaí e Praia Taperapuã.

Aqui, o mar é calmo na área e as praias, compostas de areia branca e conchas grossas, são cercadas por falésias, vegetação verde fresca e coqueiros em vários lugares. 

A praia de Curuípe é conhecida por suas águas quentes e ondas suaves, piscinas naturais se formam na maré baixa. O Mundaí é relativamente um dos pontos mais movimentado e você pode comprar pratos agradáveis ​​nas cabines aqui. 

A praia mais movimentada é a Taperapuã, onde são realizadas as mega festas, existem muitos barracos de praia aqui. Você também pode fazer passeios de helicóptero. Do píer do centro da cidade, os veleiros o levarão a Recife de Fora, um recife de coral offshore onde piscinas naturais com águas cristalinas se formam na maré baixa.

Reserva Indígena da Jaqueir

A Reserva Indígena da Jaqueir é uma ótima experiência natural e cultural, onde você será guiado pelos nativos com rostos pintados e vestidos da maneira tradicional. 

Você experimentará uma emocionante caminhada pela selva tropical, você pode ver árvores medicinais, frutas locais crescendo em seu ambiente natural e observar as armadilhas de caça. 

Aqui, é possível participar da ação, pois os nativos demonstram seus rituais e experimenta alguns dos pratos nativos, por exemplo, peixe assado cozido no seu próprio estilo e você também pode praticar arco e flecha e comprar artesanato tribal. 

Vida noturna na Passarela do A’lcool

Esta rua, perto do centro da cidade, é o local ideal para a vida noturna e possui uma variedade de bares, restaurantes e lojas. 

Você pode obter tudo aqui, música local, bebidas locais, frutas tropicais, etc. Você deve experimentar o capeta, um coquetel feito de vodka, leite condensado, cacau, especiarias e alguns outros ingredientes. Você também pode comprar artesanato e os restaurantes servem pratos da culinária local e internacional. O local acorda à noite com música ao vivo e artistas de rua. 

Viagem até Porto Seguro: como?

A cidade de Porto Seguro possui aeroporto próprio o que facilita muito encontrar passagens aéreas promocionais para lá.

Mas, como a cidade é um destino turístico nordeste brasileiro, uma dica para encontrar passagens com desconto para Porto Seguro é evitar viajar na alta temporada, que é de novembro a fevereiro e preferir viajar no meio do ano. Fique atento a todas as promoções das companhias aéreas e crie alertas nas ferramentas de busca dessas ofertas.

Como alternativas a Porto Seguro pode ir conhecer João Pessoa ou Ilhéus. Ambos os locais são no estado da Bahia. Dê uma olhada, e boa viagem!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *