11 Coisas Imperdíveis em São Luís: Guia de Viagem

Localizada na Baía de São Marcos, São Luís, capital maior cidade e capital do estado do Maranhão, originalmente, era uma grande vila da tribo Tupinambá, tornando-a rica em cultura e história. 

Além desse fato, a arquitetura de São Luís é famosa, sendo nomeada como “A Cidade dos Azulejos”. 

A cidade possui praias, museus e outros locais históricos e religiosos que atraem turistas do Brasil e do mundo todo. 

Casa do Maranhão

Localizado na antiga alfândega construída na beira do rio, este museu informativo e colorido é dedicado à cultura Maranhense e apresenta uma grande coleção de roupas e acessórios do Carnaval e do Bumba Meu Boi. 

Também há exibições em barcos fluviais da região e explicações sobre os diferentes tipos de tambores do Maranhão. 

O centro histórico da cidade

O antigo centro de São Luís é uma das partes mais interessante da cidade, isso porque eu estilo e casas lembraram os da cidade de Lisboa, na Espanha, o que faz sentido porque fazia parte do império colonial português no passado. 

Merecidamente, o Centro Histórico de São Luís faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Igreja da Sé

No centro da praça do governo, na parte antiga de São Luís, fica uma bela igreja, a Igreja da Sé. Maravilhosamente posicionado no centro da praça do governo, com ornamentos atraentes e bonitos. 

O interior e o exterior têm bons afrescos com estrutura clássica, há majestade e o altar com uma grande sala de concertos e o local é limpo, considerando a grande área. Se você quer fazer uma boa oração em São Luís, com um ambiente espaçoso, bonito e limpo, é um lugar que você deseja ir.

Casa do Nhôzinho

Na eclética e fascinante Casa do Nhôzinho, você pode ver uma coleção de armadilhas engenhosas para peixes, quartos com artesanato indígena do Maranhão e anfitriões de figuras coloridas e delicadas do Bumba Meu Boi, feitas pelo mestre artesão do século XX, Mestre Nhôzinho. 

Bumba-Meu-Boi do Maranhão

Esse nome parece bastante confuso, mas o Bumba-Meu-Boi é basicamente uma festa cultural que é celebrada em São Luís há mais de 200 anos. O festival acontece no Centro Histórico e o transforma em uma área colorida e cheia de grupos folclóricos. 

O centro se torna um enorme palco ao ar livre com música em cada esquina e este evento não tem nada a ver com o famoso Carnaval, mas não é menos espetacular. 

Palácio dos Leões

Construído pelos franceses entre o final do século XIX e o início do século XX, o Palácio dos Leões é um belo e interessante palácio situado nos governadores do Maranhão. 

O Palácio dos Leões, também está listado na Lista do Patrimônio Mundial. Se você é amante da arte e da arquitetura, certamente apreciará a bela arquitetura do palácio e as pinturas, cerâmicas e outros artefatos. 

Museu do Reggae Maranhão

Um museu pequeno e brilhante que cobre a história da música reggae no Maranhão, além de exibições dedicadas aos artistas e promotores locais que compraram os sons do Caribe nessas praias, existem postos de escuta e uma réplica do Voz do Ouro Canarinho, um dos sistemas de som móveis mais famosos da cidade. 

Confira as fotos antigas dos eventos de três dias de maratona de reggae que colocaram os melhores dançarinos um contra o outro.

Parque aquático

Valparaíso Acqua Park é um parque aquático divertido para você e seus filhos podem se divertir. Existem muitos jogos aquáticos para você aproveitar e para menores de 5 anos e acima de 60 anos, é grátis. Portanto, não esqueça de levar a identificação se você tiver alguém dessa idade. 

Aqui têm um ambiente seguro e bem conservado e uma música legal tocando o tempo todo, eles têm muitos hotéis, restaurantes e cafés nas proximidades, onde você pode tomar uma bebida ou fazer uma refeição depois da diversão na água.

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Uma impressionante mansão do século XIX, com quatro andares fascinantes de exposições nos festivais de São Luís, Carnaval, Bumba Meu Boi e Divino Espírito Santo, e seus cultos afro-brasileiros como Umbanda e Tambor de Mina. 

Convento Das Merces

Localizado no centro de São Luís, o Convento Das Merces é um local arquitetônico com fundo histórico. Fundada por uma ordem espanhola, eles têm arquitetura colonial e foi construído há cerca de 2000 anos, eles têm arcos da Espanha e pisos de pedra de silhar que são incríveis. 

A arquitetura única e inebriante dos tempos antigos é a razão que atrai a maioria dos amantes da arte para esse lugar, por isso se você é fã de histórias e mistérios, este é o lugar que você quer estar.

Feirinha São Luís

Todos os domingos, a Praça Benedito Leite, no centro histórico, acolhe esta feira do mercado. Paradas vendendo refeições tradicionais, queijo, legumes frescos, produtos secos e artesanato montados na praça, enquanto vans que vendem fast food e cervejas artesanais estacionam em torno do perímetro. Apresentações de música ao vivo e dança no grande palco criam uma atmosfera de festa.

Como chegar a São Luís? Avião ou de carro?

São Luís como fica na rota de turismo no nordeste brasileiro. Se está longe não desanime pois pode ser possível encontrar passagens aéreas promocionais para lá. É preciso conseguir a viagem na baixa temporada, é que durante o meio do ano. 

Desta forma, os destinos turísticos estão menos concorridos e você tem mais chances de encontrar preços melhores para as suas passagens aéreas para São Luís.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *